Pesquisar no Blog

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

Com um novo ano letivo iniciando, é importante falar da saúde integral dos professores

CEO do Instituto Suassuna explica que é preciso estar atento a diversas áreas da vida para o estresse não se tornar crônico


No início de um novo ano letivo é preciso considerar a importância dos professores, profissionais tão importantes na vida de qualquer pessoa. Mas o cenário atual não está muito fácil para quem escolhe a missão de lecionar. Baixos salários somados a altas cargas horárias, violência e desrespeito em sala de aula, entre outros problemas, fazem com que, cada vez mais, seja necessário cuidar da saúde dos mestres.
 

Segundo Danilo Suassuna, idealizador do Instituto Suassuna, que organiza e realiza congressos, seminários, workshops e extensões voltadas aos profissionais da psicologia, muitos professores passam por situações de estresse crônico e não sabem nem onde e quando buscar ajuda. “É preciso pensar na saúde desses profissionais de forma integral para que consigam lidar melhor com sentimentos de ansiedade, baixo rendimento ou cansaço excessivo. Eles não estão livres de sofrerem com burnout e outros problemas”, diz. 

O especialista explica que pensar na saúde integral é dar atenção a várias áreas da vida que precisam ser cuidadas em paralelo. “Trata-se de pensar na dimensão física, espiritual, social, racional e afetiva. Isso significa, entre outras coisas, que é necessário cuidar do corpo, realizando atividades físicas e uma alimentação equilibrada, e cuidar do relacionamento com as pessoas, buscando melhorar o convívio social”. 

Alguns sinais podem indicar que um professor precisa de ajuda para encontrar mais equilíbrio: cansaço constante, falta de motivação para preparar as aulas, irritabilidade ou retração social, faltas frequentes no trabalho, ansiedade e tristeza quando pensa em trabalho, choro frequente, pensamentos negativos e descuido consigo mesmo. “São muitas as evidências e é necessário que não apenas o professor, mas os colegas de trabalho, amigos e familiares estejam atentos para ajudar caso notem que ele precisa de suporte em alguma área da vida”, conclui Danilo Suassuna.

 

Danilo Suassuna - Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2008), possui graduação em Psicologia pela mesma instituição. Autor do livro “Histórias da Gestalt-Terapia – Um Estudo Historiográfico”. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Curso Lato-Sensu de Especialização em Gestalt-terapia do ITGT-GO. Coordenador do NEPEG Núcleo de estudos e pesquisa em gerontologia do ITGT. É membro do Conselho Editorial da Revista da Abordagem Gestáltica. Consultor Ad-hoc da revista Psicologia na Revista PUC-Minas (2011). Para mais informações acesse o instagram: danilosuassuna.



Instituto Suassuna
Para mais informações, acesse o site ou através do instagram e canal no youtube.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados