Empreendedores
devem buscar diferenciais, como oferecer embalagens específicas, cardápios
temáticos, serviços de delivery e até copos térmicos
No setor de bares e restaurantes, as projeções para
os dias de Carnaval indicam aumento no faturamento de até 15% em relação ao
mesmo período de 2023. O dado é da Associação Brasileira de Bares e
Restaurantes (Abrasel), com destaque para as cidades de Salvador (BA), Belo
Horizonte (MG), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Mas não
importa onde o pequeno empresário do ramo esteja. Especialistas do Sebrae
apontam medidas que todo dono de negócio do segmento deve adotar para garantir
mais vendas.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que o
setor de alimentação fora do lar é um dos mais pujantes do país, com grandes
oportunidades em festas populares como o Carnaval. “O Carnaval representa
oportunidade para todos os segmentos. É um dos períodos mais festejados do
país. Um patrimônio reconhecido internacionalmente. Dessa forma, os
empreendedores que já vêm acompanhando a melhoria do ambiente econômico que
temos vivido, crescimento da renda e maior inclusão, poderão aproveitar para
gerar mais empregos, que será possível com o aumento da demanda dos serviços”,
afirma.
Mayra Viana, analista de Competividade do Sebrae
Nacional e especialista no segmento, vê oportunidades para mercados
específicos, considerando o consumo de cerveja no período. Segundo ela, as
cervejas artesanais podem ser um diferencial para comemorações com menor
concentração de foliões. “Microcervejarias artesanais, distribuidoras de
bebidas, empresas que oferecem chopeiras em casa devem buscar se conectar com
seus clientes porque tem muita gente que vai preferir reunir os amigos em casa
ou em local privado. Ter processos de delivery e divulgar promoções nas redes
sociais são essenciais”, lembra.
Embora as bebidas alcóolicas estejam entre os itens
mais consumidos, vale lembrar que água e gelo também são muito procurados. É
importante que os empresários que atuam no setor estejam prontos para atender à
demanda dos clientes que também buscam se hidratar para enfrentar o calor que
marca esse período do ano em praticamente todo o país. Um bom upgrade é
oferecer ainda copos que mantêm as bebidas geladas.
A especialista faz um alerta para quem abriu
restaurante recentemente. Ela lembra que alguns estabelecimentos precisam
ajustar as expectativas de vendas para o mês de fevereiro. “Aqueles
estabelecimentos próximos a escritórios e com mais clientes que trabalham nas
redondezas precisam prever que o movimento vai diminuir pela dinâmica do
feriado mais longo, mas, no geral, bares e restaurantes são beneficiados e
também podem realizar eventos privados com tarde de samba, com rodízio de petiscos,
por exemplo”, comenta.
No caso de food trucks, ela recomenda que os
empreendedores façam adaptações no atendimento, oferecendo mesinhas e cadeiras
para os foliões. Também é uma boa ideia disponibilizar embalagens mais
apropriadas para quem quer comer enquanto aproveita os festejos.
Para Paulo Solmucci, presidente-executivo da
Abrasel, a expectativa otimista é impulsionada por alguns fatores, com destaque
para o crescimento no número de empregos e a melhoria nos indicadores
econômicos, com a redução da inflação e das taxas de juros. “Com uma renda
disponível mais robusta, as pessoas demonstram uma propensão maior para viajar
e gastar durante o Carnaval. Essa é uma tendência que se reflete em todo o
turismo e que vem trazendo projeções otimistas para o ano”, destacou.
Festa democrática
Mas há quem queira fugir do samba, do batuque do
axé, ou das marchinhas. Em Brasília, o Galpão 17 serve o melhor do rock com
variados tipos de cervejas. De acordo com o gerente de marketing do bar, Caio
César Santos, a capacidade da loja, que está há cinco anos no mercado, foi
aumentada para conseguir receber os clientes durante o Carnaval deste ano.
"A nossa expectativa é muito boa. Sentimos que ano após ano estamos
crescendo, normalizando e tendo números voltando a uma expansão, principalmente
nesse tempo de folia. Fato é que acrescentamos mais 16 torneiras de chopp e
chegamos agora a 39", comenta.
Segundo Caio, para atrair o público para o bar, por
ano, são realizados cerca de 200 shows gratuitos – forma que encontraram para
fidelizar os clientes. "Estamos aí com um planejamento muito forte
para 2024, para cada vez mais marcar a memória do nosso público",
destaca. "Para o Carnaval, achamos que o nosso diferencial também
são nossos valores que envolvem liberdade e respeito para que haja uma plena
diversão", completa.
Como vender mais na folia
Para auxiliar os empreendedores do setor de
alimentação e bebidas, a Agência Sebrae de Notícias (ASN) ouviu especialistas e
traz orientações importantes:
- Cardápio
temático
Adapte seu cardápio para refletir o clima festivo
do Carnaval. Introduza pratos e bebidas temáticas que estejam relacionados à
cultura e tradição carnavalesca. Isso pode atrair clientes em busca de
experiências diferentes e divertidas.
- Promoções
Crie promoções e descontos exclusivos para o
período do Carnaval. Isso pode incluir combos de alimentos e bebidas, happy
hours estendidos ou ofertas especiais para grupos. Certifique-se de promover
essas ofertas em suas redes sociais e através de materiais de marketing no
local.
- Decoração
carnavalesca
Decore seu estabelecimento com temas carnavalescos.
A atmosfera festiva pode atrair clientes que buscam um local animado e
divertido para celebrar. Use cores vibrantes, adereços e enfeites relacionados
ao Carnaval para criar um ambiente festivo.
- Eventos
especiais e entretenimento
Organize eventos ao vivo, como shows de música ao
vivo, DJs ou performances temáticas de Carnaval. Isso não apenas atrai um
público mais amplo, mas também cria uma atmosfera animada que incentiva as
pessoas a permanecerem mais tempo em seu estabelecimento.
- Parcerias
locais
Colabore com outras empresas locais para criar
promoções conjuntas. Isso pode incluir parcerias com fornecedores de alimentos,
empresas de entretenimento ou lojas de artigos festivos. Aumentar a
visibilidade através de parcerias pode atrair novos clientes para o seu
estabelecimento.
* Lembre-se de adaptar essas
sugestões à sua realidade específica, considerando o perfil do seu
público-alvo, a localização do seu estabelecimento e as tendências específicas
do Carnaval de 2024. Além disso, fique atento às regulamentações locais e às
medidas de segurança.
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