Brasil é o segundo país do mundo que mais segue influenciadores
O
Brasil é o segundo país do mundo que mais segue influenciadores, cerca de 44,3%
dos usuários, de acordo com o Hootsuite. Outro dado importante, apontado pelo
Opinion Box, afirma que 86% das pessoas na faixa etária entre 16 e 29 anos
seguem algum influenciador nas redes sociais. As marcas acompanham essa
tendência e investem cada vez mais no marketing de influência, uma área que,
apesar da massificação, ainda não possui legislação própria e o risco na
contratação é o mesmo de um profissional liberal.
A
advogada Julyana Neiverth, do escritório Salamacha,
Batista, Abagge & Calixto – Advocacia, recomenda dois cuidados
primordiais ao contratar um influenciador: o primeiro é verificar as
credenciais e a legitimidade desse influenciador e o segundo é buscar
formalizar a contratação de maneira escrita, prevendo os direitos e obrigações
de ambos no papel.
“Todo
documento firmado entre pessoas capazes, com um objeto lícito, possível e
determinado ou determinável e tenha sua forma prescrita e não defesa em lei
possui validade jurídica”, afirma Julyana.
Confira
5 dicas para contratar um influenciador e ter uma campanha de sucesso:
Pesquise se o influenciador é alinhado a sua marca
Realize
uma pesquisa para identificar os candidatos alinhados ao nicho da sua marca. O
ideal é elaborar uma lista considerando pessoas que abordam temas relacionados
ao produto da empresa. Em seguida, deve-se analisar a consistência e
autenticidade do conteúdo produzido. Este processo é crucial para o sucesso da
estratégia, a autenticidade da conexão entre o influenciador e seu seguidor é
um dos pilares essenciais do marketing de influência. Durante a escolha, é
aconselhável analisar as mais diferentes opções, levando em conta não apenas a
afinidade temática, mas também fatores como orçamento e a abordagem que cada
influenciador utiliza para realizar a publicidade.
Estabeleça um briefing
Para
garantir uma colaboração eficaz com os influenciadores, é fundamental
estabelecer um briefing claro e completo. Nesse documento, devem-se incluir
informações sobre a sua marca, delineamento dos objetivos e KPIs (indicadores
de desempenho) específicos da campanha. Também especificar o público-alvo e
discutir o conteúdo esperado, seja fotos, vídeos ou posts patrocinados. Isso
permite que o influenciador também compreenda as expectativas e crie um
conteúdo alinhado com a visão e posicionamento da marca.
Conheça seu público-alvo
Compreender
o público-alvo de um influenciador digital vai além de analisar o número de
seguidores e curtidas em suas postagens. A qualidade da interação e o
alinhamento do público com a marca ou nicho são aspectos fundamentais para
firmar uma parceria eficaz. Identificar a faixa etária, localização geográfica,
gênero e outros dados demográficos ajuda a determinar se o perfil do público
coincide com o perfil do consumidor da marca.
Verifique a autenticidade
A
prática de comprar seguidores falsos por parte de alguns influenciadores é
preocupante e distorce a credibilidade das métricas de popularidade nas redes
sociais. Essa atitude pode comprometer a autenticidade de campanhas de
marketing de influência. Para não correr o risco, é essencial avaliar as
métricas, além do número de seguidores, como taxa de engajamento real e
veracidade dos comentários. Observar o padrão de crescimento ao longo do tempo,
verificar a conta do influenciador e investigar parcerias anteriores. Ao adotar
essa seleção de influenciadores, as marcas podem garantir campanhas seguras e
parcerias alinhadas aos seus objetivos de marketing de influência.
Monitore o desempenho
Após
fechar o contrato com o influenciador e dar início a campanha, é essencial
manter um monitoramento regular do desempenho da ação. Isso envolve avaliar os
KPIs estabelecidos e ajustar estratégias conforme necessário para atingir os
objetivos. Além disso, também é recomendado manter uma comunicação constante
com o influenciador. É fundamental para assegurar que o conteúdo esteja
alinhado com as expectativas e metas.
Para os que buscam publicidades monitoradas com influenciadores
digitais a startup Mundo
Mapping oferece um serviço completo de cotações,
acordos, permutas e contratação de influenciadores digitais para parcerias e
campanhas. A startup realiza uma criteriosa avaliação de cada influenciador
cadastrado em busca de parceiros de divulgação com análise no seu desempenho.
Por sua vez, as marcas e empresas podem sugerir campanhas após analisar a
performance de cada perfil. Após a campanha estabelecida, a plataforma
notifica, em tempo real, os avanços e resultados da campanha.
Com um ano de operação, a Mundo
Mapping conta com mais de 8.000 influencers
cadastrados, sendo esses de 60 nichos, presentes em 26 estados e 1500 cidades.
A startup já contou com grandes marcas como: Jurema Águas Quentes, Palladium
Hotel Group, TAAG - Linhas Aéreas de Angola, AssistCard, Wyndham Hotels, GT
Foods, Nacional Inn, Destino Bariloche, entre outros, mas vêem se destacando
como a mais democrática e completa para pequenas e médias empresas, que querem
começar a contratar influenciadores.
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