Executivas do
Grupo Simão dão sugestões de objetivos a serem alcançados pelos empreendedores
no próximo ano
O ano está terminando e, com ele, vem a necessidade
de se estipular novas metas. E não são apenas as pessoas físicas que devem
pensar em objetivos a serem alcançados em 2024. Os empreendedores também
precisam definir o que esperar de seus negócios para que possam obter
resultados concretos.
De acordo com Mislene Lima, especialista em
encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de
30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários, esse é
o melhor momento do ano para os empreendedores do setor de gastronomia avaliarem
as conquistas ocorridas até aqui e o que gostariam de conquistar em 2024.
“Definir metas para um restaurante, por exemplo, é fundamental para o
crescimento do negócio. É preciso saber onde se quer chegar para traçar um
plano real de desenvolvimento”, orienta.
Para Lidiane Bastos, CEO do Grupo Simão, é
necessário estipular ao menos qual o crescimento almejado para a receita e qual
o percentual de aumento no nível de satisfação do cliente. “São essas metas que
ajudarão o empresário a planejar caminhos para alcançá-las. Se eu não sei
quanto quero crescer, também não saberei o que devo fazer para que isso
aconteça”, explica.
Quando se trata de um negócio na área de
gastronomia, há uma série de metas que podem ser usadas para balizar o
crescimento. Além daquelas citadas por Lidiane, outra meta importante, segundo
as executivas, é a melhoria na qualidade da comida ou a diversificação do
cardápio. “O restaurante precisa saber se está oferecendo o melhor que pode ou
é possível melhorar de alguma forma com o objetivo de conquistar novos clientes
ou aumentar os lucros. Vale a pena inserir mais um prato no menu? A equipe está
bem treinada? Será que vale investir em melhorar a qualidade do atendimento
para deixar os clientes ainda mais satisfeitos? Ou melhorar a forma de servir
usando utensílios mais bonitos? São reflexões que precisam ser feitas”, avalia
Mislene.
Segundo Lidiane, também é importante pensar em
sustentabilidade. “Muitos negócios da área de gastronomia acabam tendo um
índice alto de desperdício, por isso é importante pensar em metas que reduzam
esse problema. Aqui também vale avaliar a redução do consumo de plástico,
economia de energia e práticas mais ecológicas”, diz.
Ao estipular as metas, uma orientação a ser seguida, segundo Mislene, é lembrar que elas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis e com prazo definido. “E elas devem ser acompanhadas ao longo de todo ano para que possam ajudar o empreendedor a ajustar as estratégias relacionadas”, conclui.
Mislene Lima - especialista em encantamento ao cliente e líder de vendas do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.
Lidiane Bastos - administradora de empresas e CEO do Grupo Simão, empreendimento com mais de 30 anos de tradição que reúne nove empresas e mais de 100 funcionários.
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