O estudo “O Alimento que Jogamos Fora - Causas, consequências e soluções para uma prática insustentável”, realizado, este ano, pela MindMiners em parceria com a Nestlé, aponta que 50% da população faz o descarte total em lixo comum, sem separar resíduos orgânicos de materiais recicláveis.
De acordo com dados divulgados pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o país reciclou, em 2022, somente 4% das quase 82 milhões de toneladas de resíduos gerados no ano. A instituição divulga também que cada cidadão produz cerca de 400 kg de resíduos sólidos anualmente. Já o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), aponta que desse total, apenas 13 kg são reciclados. Segundo estimativas, o país, literalmente, enterra cerca de 8 bilhões de reais por ano ao não reutilizar esses materiais.
Entre os motivos para não reciclar estão a dúvida sobre a maneira correta de descartar alimentos e a falta de coleta seletiva estruturada em diversas regiões do país.
NESTLÉ TRAZ DICAS DE COMO RECICLAR
O importante é separar o material reciclável do resíduo orgânico. Uma dica para ficar mais fácil: reciclável é tudo aquilo que é seco, como garrafas, potes, papéis, cápsulas de café, frascos, latas etc.
SEPARAÇÃO
Separe todas as embalagens secas dos resíduos orgânicos, como restos de comida;
LIMPEZA
As embalagens devem estar vazias e limpas. Procure utilizar água de reuso caso precise retirar o excesso de materiais orgânicos e deixe secar;
DESCARTE
Envie as embalagens para reciclagem na coleta seletiva do seu bairro ou entre em contato com um catador ou uma cooperativa de reciclagem e combine a coleta na sua casa.
JORNADA DE CIRCULARIDADE NESTLÉ
A Nestlé desenvolve várias iniciativas com o objetivo de educar o público, além de apoiar o desenvolvimento da cadeia de reciclagem e a economia circular. Um dos destaques é o Projeto RE: REduzir, REcriar e REpensar nos aspectos-chave das operações.
A jornada teve início em 2019 com a substituição de canudos plásticos da bebida pronta de Nescau por uma opção de papel. Em 2020, foi retirado o plástico que envolvia a caixa de bombons Especialidades Nestlé, deixando de usar mais de 450 toneladas do material por ano. Em 2021, foi a vez de retirar todas as tampas plásticas das bebidas prontas, reduzindo em 150 toneladas o uso do material.
Este ano, as garrafinhas das bebidas prontas das marcas Nescau, Neston, Molico, Nescafé e Alpino começaram a ser produzidas com 50% de plástico reciclado. Atualmente, o percentual de embalagens desenhadas para a reciclagem e/ou reutilização na Nestlé Brasil é de 98%. Esses produtos recebem a comunicação do RE, garantindo que a embalagem pode ser descartada com outros materiais recicláveis ou reutilizáveis. A expectativa é que, em 2025, a produção passe a utilizar 100% de PET reciclado resultando em uma redução de mais de mil toneladas de material por ano.
Além dessas ações diretamente ligadas à produção, a Nestlé desenvolve parcerias na ponta, junto aos consumidores. A união com a startup Yattó, por exemplo, resultou em um projeto pioneiro com o objetivo de desenvolver a cadeia de reciclagem de embalagens flexíveis no Brasil, como de chocolates e biscoitos. Lançado em 2021, o projeto tem o compromisso de reciclar 1.050 toneladas em três anos. Após a reciclagem, as embalagens são utilizadas na fabricação de mesas, cadeiras, pisos, entre outros.
A Nestlé também mantém parceria com o Instituto Recicleiros - que atua no desenvolvimento de soluções para a gestão sustentável de resíduos sólidos com foco na recuperação de embalagens pós-consumo com a inclusão de catadores e catadoras – e com a Reciclar pelo Brasil – considerada a maior plataforma de reciclagem inclusiva do País.
Para apoiar o consumidor, desde 2019, o EcoBot Nestlé --chatbot gratuito via WhatsApp-- ajuda a esclarecer dúvidas sobre reciclagem de materiais, além de indicar os pontos de coleta de reciclagem mais próximos do usuário. Qualquer pessoa pode entrar em contato pelo número: (11) 99714-0849.
Nenhum comentário:
Postar um comentário