Cerca de 220 mil novos casos são diagnosticados por ano no Brasil
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) vai participar da campanha Dezembro Laranja: seu sol, sua pele, sua proteção. A ação, que acontece no dia 2 de dezembro em todo o país, é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O câncer da pele é o tipo de tumor maligno mais comum no Brasil, com cerca de 220 mil novos casos por ano. Quando descoberta na fase inicial, a doença tem mais de 90% de chance de cura e a campanha visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) o estado de Santa Catarina é o segundo no ranking em casos de câncer de pele não melanoma no Brasil. Os não melanoma representam 94% do total dos casos de câncer de pele e os dois tipos mais comuns são o basocelular (carcinoma de células basais) e o espinocelular (carcinoma de células escamosas).
“O objetivo da campanha é alertar a população para que fique atenta aos sinais que podem corresponder a um câncer de pele, bem como falar sobre prevenção e a importância do bloqueio à radiação solar, independentemente do tipo de pele e da atividade da pessoa. Seja na praia, na piscina, durante caminhadas ou até mesmo no dia a dia, a prevenção à exposição solar é uma prática indispensável para garantir uma pele saudável e protegida. A indicação é usar protetor solar, chapéus ou bonés, óculos de sol e roupas com tecido com proteção UV”, explica o professor e médico dermatologista Théo Nicolacópulos.
As atividades serão realizadas das 09h às 15h na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC), no bloco F7, do Campus Itajaí. Além da divulgação de informações sobre a doença, será feito atendimento gratuito à população para o rastreio da doença.
“O câncer de pele pode se manifestar de diversas formas, especialmente a partir de ferimentos que não cicatrizam após algumas semanas, pintas que sangram com facilidade ou sinais de pele que estão se modificando ao longo do tempo e apresentam aumento do tamanho ou mudança de cor. Caso perceba alguma dessas alterações, o paciente deve buscar imediatamente um médico dermatologista para realizar uma avaliação detalhada”, complementa Nicolacópulos.
A campanha Dezembro Laranja é promovida desde 2014 e este ano terá mais de 100 postos de atendimento em todo o Brasil e cerca de 3.500 médicos dermatologistas e voluntários para atender a população.
Mais informações: na
Unidade de Saúde Familiar e Comunitária - (47) 3341-7788.
Nenhum comentário:
Postar um comentário