Estudo convida pais de crianças de 5 a 12 anos de idade para participação online
Um estudo na área
de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está investigando
as percepções paternas acerca das práticas educacionais positivas e negativas
com seus filhos e filhas. Para isso, convida pais para preencherem um
formulário online.
"As práticas
educativas parentais são um conjunto de estratégias específicas utilizadas
pelos pais em diferentes contextos e que tem como objetivo educar, socializar e
regular determinados comportamentos que podem ser considerados
inadequados", explica Thais F. Accica, graduanda em Psicologia na UFSCar e
responsável pelo estudo. "Nesse sentido, existem práticas que são
consideradas positivas e que colaboram para com o desenvolvimento da criança, e
práticas negativas, que podem causar impactos desfavoráveis à mesma", complementa.
Segundo a
pesquisadora, as mudanças sociais e rearranjos familiares impactam diretamente
a forma com a qual as crianças são educadas e se desenvolvem, sendo assim,
essencial pesquisar o tema para que a literatura esteja sempre atualizada.
"A escolha de contemplar apenas a percepção paterna acerca do assunto vem
da lacuna existente na literatura de pesquisas que são voltadas para o público
de pais e/ou responsáveis que se consideram figuras paternas. Mesmo em
pesquisas que são abertas para ambas as figuras parentais, percebe-se que a
maior parte dos respondentes são figuras maternas", relata a pesquisadora.
Podem participar
pais de crianças de 5 a 12 anos de idade. A participação é online, em uma única
etapa, e consiste no preenchimento do formulário online disponível em https://bit.ly/3ul612e. O tempo estimado de
resposta é de 15 a 25 minutos. Dúvidas podem ser esclarecidas com a
pesquisadora Thais Accica pelo telefone (19) 97409-4069 (com WhatsApp) ou pelo
e-mail thaisaccica@estudante.ufscar.br.
A pesquisa, intitulada "Explorando o outro lado: percepção
paterna de práticas parentais positivas e negativas", tem orientação da
professora Débora de Hollanda Souza, do Departamento de Psicologia (DPsi), e
consiste numa monografia de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Projeto
aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE:
71323223.1.0000.5504).

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