Dado consta de levantamento inédito sobre as práticas de ESG no setor; medida está alinhada a outras iniciativas em gestão de energia, de água e de resíduos
Um
total de 52% dos shopping centers brasileiros oferece a seus frequentadores
carregadores elétricos para automóveis, iniciativa que apoia o uso de veículo
com essa fonte energética e estimula a preservação ambiental. Além disso, a
oferta de carregamento elétrico aumentou 4,3 vezes entre 2019 e 2022. Essas
informações constam de estudo elaborado pela Abrasce (Associação Brasileira de
Shopping Centers), que mapeou iniciativas em sustentabilidade e a agenda ESG no
setor. Regionalmente, o Centro-Oeste lidera com o maior percentual de shoppings
com carregadores elétricos para automóveis (77%), seguido pelo Sul (61%).
O
levantamento da Abrasce também destaca outras ações relacionadas ao ESG nos
shopping centers, como o uso de água, energia e iluminação, campanhas sociais
com comunidades no entorno, atendimento das diretrizes da Lei Geral de Proteção
de Dados, entre outros aspectos.
O
Relatório de Sustentabilidade Abrasce 2023 pontua que, para enfrentamento e
redução de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), outros indicadores são a
compra de energia em mercado livre (em que 9 a cada dez shoppings recorrem à
iniciativa), gestão de resíduos e demais iniciativas.
“Nos
últimos anos se observa um movimento muito grande para que as pessoas tenham
responsabilidade ambiental e alterem fontes de energia, e nesse contexto o
emprego do veículo elétrico tem ganhado força. Os shopping centers, como
grandes centros de conveniência para o consumidor, consideram essa como mais
uma oportunidade de prestar serviço a seus frequentadores”, disse o presidente
da Abrasce, Glauco Humai.
O
executivo salientou ainda outros aspectos do relatório da entidade, como o fato
de 93% dos shoppings brasileiros contarem com bicicletários, além de
iniciativas como captação de água das chuvas (25% dos empreendimentos), o uso
de torneiras automáticas para economia de água e sustentabilidade (71% dos
shoppings) e outras práticas sustentáveis.
Consolidação do ESG - O
setor de shoppings no Brasil vem investindo cada vez mais em iniciativas ESG,
abrangendo as diferentes frentes dos três pilares da sustentabilidade. E o
Relatório de Sustentabilidade Abrasce 2023 contou com entrevistas feitas no
período de março a junho deste ano, a partir de parceria entre a entidade e a
ASAS – Agência de Soluções Ambientais e Sociais. O estudo tem o objetivo de
mapear essas iniciativas, incentivar práticas sustentáveis e dar maior
visibilidade às ações já realizadas pelos empreendimentos.
Os
shopping centers têm ampla relevância econômica e social no país. O setor
recebe a cada mês 443 milhões de visitas em seus 628 empreendimentos espalhados
pelo país, tornando-se grandes plataformas de viver, sendo conhecidos como
locais de compras, mas também de lazer, gastronomia e entretenimento.
“Para
os shopping centers, adotar boas práticas ESG implica não apenas na redução do
consumo de recursos naturais, mas também na melhoria da eficiência operacional,
promoção da diversidade e inclusão, busca pela equidade e preocupação com as
comunidades locais. São ações de longo prazo que vem transformando de forma
contínua o setor em um agente ativo na construção de um futuro mais sustentável
e consciente”, complementou o executivo.
Alguns
dos indicadores do Relatório de Sustentabilidade Abrasce 2023 estão disponíveis
em Link.
Os associados da entidade podem ter acesso ao estudo completo e os demais
interessados têm a opção de adquiri-lo separadamente no site
da entidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário