Startup “Religa” viu número de acessos à plataforma aumentar 566% neste final de semana; reparação por dano moral pode chegar a R$ 10 mil, além de valores por danos materiais em razão da falta prolongada de energia elétrica
Os consumidores
de São Paulo já começam a se movimentar para entrar com ações contra a Enel,
pedindo indenizações pela falta de energia iniciada na última sexta-feira
(3/11) e que ainda persiste em muitas localidades.
A startup
“Religa” viu o número de acessos à plataforma crescer 566% no domingo (5/11) em
relação a sexta-feira, dia da tempestade que deixou milhares de residências e
estabelecimentos comerciais sem luz.
No sábado, o
volume de registros no site da startup já havia sido 150% maior na comparação
com o dia anterior. A grande maioria dos acessos foram de consumidores da
capital paulista e da região metropolitana da Grande São Paulo.
Segundo Raquel
Alves Lima, chefe de operações da startup, as indenizações por danos morais
pela ausência prolongada de energia elétrica podem chegar a R$ 10 mil. “Isso
sem contar os valores por danos materiais que são calculados, por exemplo,
sobre alimentos que se estragaram na geladeira devido à falta de energia e, no
caso de estabelecimentos comerciais, até mesmo por perda de faturamento pela
ausência de condições de manter o negócio aberto”, afirma a especialista.
De acordo com o
advogado Antonio Maia, especialista em Direito do Consumidor, a legislação
prevê que a energia elétrica deve ser restabelecida em no máximo 12 horas após
o término de uma tempestade. "Isso não ocorreu em muitos casos,
evidenciando que a companhia de energia não estava preparada para fornecer a
assistência necessária aos seus clientes, que foram lesados e viveram uma
situação caótica no último fim de semana, diz Maia.
Sobre a Religa
A Religa é uma
startup especializada em apoiar consumidores que enfrentam desafios
relacionados ao fornecimento de energia elétrica. A empresa acredita no
fortalecimento do consumidor e conta com uma equipe dedicada a descomplicar
questões e a aproximar o consumidor dos seus direitos.
A empresa
oferece suporte em problemas como a falta prolongada de energia elétrica,
cortes de energia sem justificativa e negativação indevida dos consumidores.
Mais informações podem ser obtidas em https://religa.me/.
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