Pesquisar no Blog

quinta-feira, 6 de julho de 2023

Inverno e chocolate: por que o frio aumenta a vontade de comer doce?

 


Especialistas aproveitam o Dia Mundial do Chocolate, comemorado em 7 de julho, para falar sobre os benefícios do cacau e dar dicas sobre consumo consciente 



O inverno é a terceira data com maior consumo de chocolate no Brasil, perdendo apenas para a Páscoa e o Natal. A estação mais fria do ano representa quase um terço da produção anual e das vendas dos doces feitos à base de cacau, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab).

Com o clima frio, as pessoas sentem mais vontade de comer chocolate. Uma das explicações está no gasto energético do corpo durante o inverno. O organismo precisa de mais energia para manter a temperatura corporal e, naturalmente, aumenta a sensação de fome. Por ser um alimento energético, o cacau ajuda a suprir essa necessidade.


O chocolate também está relacionado às emoções. No inverno, os dias tendem a ser nublados, o sol se põe mais cedo e é comum que as pessoas busquem meios para compensar a apatia e o desânimo. Neste caso, o chocolate está mais relacionado às questões emocionais do que à fome, propriamente dita.


“Ao ser consumido, o chocolate libera serotonina, endorfina e dopamina, conhecidos como hormônios da felicidade. Isso aumenta a sensação de bem-estar, prazer e acolhimento”, explica a psicóloga Daniela Jungles, professora do curso de Psicologia do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação.



Consumo consciente


Para evitar excessos no consumo de chocolate durante o inverno, a nutricionista Maria Fernanda Koch Temporal, coordenadora da área de Saúde do UniCuritiba, recomenda bom senso. “A dica é evitar os exageros e escolher os chocolates meio amargo e amargo, que têm concentração maior de cacau e menos açúcar e gordura. Quanto mais cacau, maior o benefício para a saúde”, ensina.


O nutricionista Jhonathan Andrade, mestre em Alimentação e professor do curso de Nutrição do UniCuritiba, indica o consumo de 15g a 30g do chocolate por dia, especialmente as opções que tenham 65% de cacau e massa de cacau como primeiro item da lista de ingredientes. “Isso equivale a uma barra pequena ou quatro quadradinhos do alimento. Assim, é possível saciar a vontade de comer chocolate sem peso na consciência.”


Receitas com chocolate

O equilíbrio é a melhor receita para quem não abre mão do chocolate, mas também não quer exagerar no consumo do doce. A Abicab ensina algumas receitas com chocolate em pó que aguçam o paladar e brilham à mesa.

 

CHOCOLATE QUENTE COM MENTA


Ingredientes

2 xícaras de leite

2 colheres de sopa de chocolate em pó 70% cacau

3 colheres de sopa de leite condensado

1 colher de chá de maisena

40 ml de essência de menta

 

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até obter uma consistência cremosa. Sirva com canela.

 

BOLO DE BRIGADEIRO SAUDÁVEL



Ingredientes

Massa

6 ovos

3/4 xícaras de açúcar demerara

1 xícara de óleo de girassol

1 xícara de leite de amêndoas

330 g de farinha de arroz

20 g de farinha de linhaça

90 g de cacau em pó

1 colher de sopa de baunilha

 

Brigadeiro

800 g de leite de amêndoas

60 g de cacau em pó

20 g de fécula de batata


Modo de preparo

Massa

Bata os ovos com o açúcar até fica cremoso, adicione o óleo delicadamente, adicione alternadamente o leite e as farinhas. Em seguida adicione o cacau e a baunilha. Asse por 20 minutos, em forno a 170 graus.

Brigadeiro

Cozinhe todos os ingredientes em fogo baixo a médio, até desgrudar da panela.

 

Finalização

Corte o bolo ao meio, recheie com o brigadeiro e, depois, cubra com o restante.

 

  SUFLÊ DE CHOCOLATE


Ingredientes

200g de açúcar

4 ovos

200g de chocolate meio amargo

200g de manteiga

 

Modo de preparo

Derreta o chocolate em banho-maria. Derreta a manteiga. Separe as claras das gemas dos ovos, reserve as gemas. Bata as claras até que elas fiquem em ponto de neve, reserve. Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme. Por último, adicione as claras em neve. Adicione o chocolate e a manteiga nesse creme. Coloque no forno, que não pode estar preaquecido, por cerca de 10 a 15 minutos. Espere até que ele esteja altinho e prontinho, é só desligar o forno e servir.

 

BOLO DE CANECA


Ingredientes

Massa

1 ovo pequeno

4 colheres (sopa) de leite

3 colheres (sopa) de óleo

2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó 50% cacau

4 colheres (sopa) rasas de açúcar

4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo

1 colher (café) de fermento em pó

 

Calda

2 colheres (sopa) de leite

1 colher (chá) de manteiga

1 ou 2 colheres (sopa) rasas de açúcar

3 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó 50% cacau

 

Modo de preparo

Massa

Coloque o ovo na caneca e bata bem com garfo. Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais. Coloque a farinha e o fermento e mexa delicadamente até incorporar. Leve por 3 minutos no micro-ondas na potência máxima.

 

Calda

Misture tudo e coloque por 30 segundos no micro-ondas na potência máxima. Coloque no bolo ainda quente. 

 

Crédito de imagens: PIxabay (banco free) e Abicab (receitas)

UniCuritiba


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados