Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Sesc São Paulo realiza a 5ª edição do projeto Do Peito ao Prato

Mãe usa colar montessoriano para amamentação,
tema de uma das oficinas da programação 
 
Foto: Mariana Krauss
A ação convida a sociedade a pensar as múltiplas dimensões da amamentação e introdução alimentar durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno 


O Sesc São Paulo tem como valores o respeito e o cuidado com as pessoas em todas as fases da vida e esta é a premissa de projetos como “Do Peito ao Prato”.  Para a edição de 2023 da ação em rede, serão realizadas 49 atividades gratuitas em 21 unidades da capital, Grande São Paulo, litoral e interior paulista, entre os dias 1 e 7 de agosto. A programação é voltada a pessoas de todas as idades e tem como temática a alimentação na primeiríssima infância, período caracterizado pela amamentação e a introdução alimentar, que vai de zero a dois anos de idade. 

A alimentação nessa etapa da vida é um tema de relevância coletiva: envolve abordar a saúde e o bem-estar individual e social do bebê, da mãe e outros cuidadores, da família e da comunidade de forma geral.  Ao montar a programação, o Sesc São Paulo traz o tema sob vários recortes: a alimentação adequada e saudável de bebês em diferentes estruturas familiares; as redes de apoio; o retorno da mãe ao trabalho e as condições laborais que lhe são oferecidas; as intersecções entre amamentação e marcadores sociais como raça e classe; dentre outros.  

Durante a ação “Do Peito ao Prato”, as unidades do Sesc São Paulo vão abrigar, dentre outras atividades, rodas de conversa sobre a importância da amamentação e introdução alimentar adequada e saudável, bate-papos para troca de experiência sob diferentes perspectivas, como o aleitamento materno no puerpério e a volta ao trabalho, e ainda, as vivências, como piqueniques e oficinas culinárias. 

 

Destaques na capital e Grande São Paulo 

O Dia Mundial do Aleitamento Materno, 1º de agosto, marca o início da programação com debates. Neste dia, no Sesc Mogi das Cruzes, haverá a roda de conversa “Mulher Negra e amamentação” com a psicóloga Fê Lopes e a psicanalista Fabiana Araújo, que vão refletir sobre a experiência com seus corpos e a criação dos filhos. No mesmo dia, no Sesc Pompeia, a nutricionista Karine Durães conduz o bate-papo “Diálogos sobre a alimentação nos primeiros 2 anos”. E no Sesc Santana, a nutricionista Rachel Francischi aborda a temática na roda de conversa “O mundo dos alimentos: experimentação para bebês”. 

No dia 2 de agosto, o Sesc Pompeia também promove o bate-papo “As influências afrodiaspóricas na alimentação infantil”, com Aline Chermoula, sobre a contribuição dos sabores africanos, cheios de história e ancestralidade, que podem ser trabalhados na introdução alimentar, a partir de receitas como angus e uso de ingredientes típicos, como inhame e banana da terra. 

No Sesc Interlagos, no dia 3, a culinária também ganha força na oficina “Comida de bebê: consistência dos alimentos na introdução alimentar”. A atividade será orientada pela nutricionista Viviane Laudelino Vieira e tem como foco a introdução da alimentação complementar, a evolução gradativa das consistências dos alimentos a serem oferecidos ao longo dos meses, e, a diferença entre o engasgo e o reflexo de gag. 

Até o dia 7, a programação continua com várias outras atividades, com destaque para as vivências. No Sesc 24 de Maio, no sábado (5), será realizada a oficina “Minibolo: nutritivo e com afeto”, um convite para adultos e crianças colocarem a mão na massa de forma divertida e lúdica. A nutricionista e pedagoga Jéssica Batista vai ensinar a fazer uma receita com beterraba e cacau, ideal para alimentação dos bebês. 

Também no sábado (5), outra vivência para adultos e crianças é o piquenique do Sesc Itaquera. Com mediação da nutricionista Paola Preusse, os presentes serão desafiados a experimentar opções saudáveis e refletir sobre como os primeiros anos de vida são importantes para a formação dos hábitos alimentares de uma vida inteira. 

Na agenda de bate-papos, já no último dia da programação, na segunda-feira (7), no Sesc Carmo, teremos a questão do retorno à vida profissional em foco, com “Amamentação e volta ao trabalho: como dar certo?”, em que serão abordados os direitos trabalhistas das lactantes e como fazer o retorno às atividades profissionais com Giovanna Balogh, consultora de amamentação, doula e jornalista.

 

Destaques no litoral e interior 

A abertura da programação nas regiões do litoral e interior tem, entre os destaques, o Sesc Birigui, com o bate-papo “Do ventre ao peito”, que vai contar com a participação de gestantes, mães, pais, cuidadores, profissionais de assistência ao parto e infância, e mediação da mãe, nutricionista, doula e educadora Monique Herrera. 

No Sesc Santos, a unidade promove nos dias 1 e 2, o Simpósio Amamente, para troca de saberes, carinho, cuidado e atenção, um momento para refletir sobre o atendimento integral da família e do bebê durante os dois primeiros anos de vida. E no dia 5, na mesma unidade, o público vai poder participar da oficina “Costuras de afeto: almofada de amamentação”, que tem a proposta de ensinar a confeccionar o objeto de apoio para o aleitamento materno. 

Outra oficina da programação tem como foco a culinária: “Comida de verdade na introdução alimentar para bebês”, uma das atividades do Sesc Piracicaba no dia 3 de agosto. Durante a vivência, a nutricionista materno infantil Ana Paula Novaes vai ensinar a preparar alimentos saudáveis, práticos e de baixo custo. 

Ainda no formato oficina, o Sesc Sorocaba realiza no domingo (6), a vivência criativa para confecção de colares montessorianos para amamentação. O objeto serve para manter o bebê focado durante a amamentação, pois tem formas e cores chamativas, que o deixam entretido e com as mãos ocupadas. 

E na mesma unidade em Sorocaba, também no sábado (5), o público poderá conferir uma intervenção de palhaçaria, com a atriz e palhaça Bruna Moscatelli e a dançarina Beatriz Miguez, que usam do humor para falar do leite materno, alimento padrão ouro, reconhecido como o mais completo para o recém-nascido.

 

Serviço

 

O quê: Projeto “Do Peito ao Prato”

Quando: De 1 a 7 de agosto

O quê: Roda de conversa “O mundo dos alimentos: experimentação para bebês”

Onde: Sesc Santana

Quando: 1/8, terça-feira, das 15h às 17h.

Ingresso: Grátis. Distribuição de senhas no local 30 minutos antes da atividade.

Informações: Aqui, os presentes dialogam, de modo dinâmico e interativo, sobre a alimentação infantil, enfatizando a transição alimentar e a introdução de alimentos sólidos. Conta com atividades práticas, como brincar com mordedores naturais, aprender a tomar líquidos em copinho aberto e experiências sensoriais com frutas e/ou legumes. Com a nutricionista Rachel Francischi.

 

O quê: Roda de conversa “Mulher Negra e amamentação”

Onde: Sesc Mogi das Cruzes

Quando: 1/8, terça-feira, das 19h às 21h.

Ingresso: Grátis. Distribuição de senhas no local 30 minutos antes da atividade.

Informações: Quais as potências e os desafios de amamentar sendo uma mulher negra? Para responder a essa pergunta, a proposta é uma roda de conversa em que falamos das experiências com nossos corpos, com a criação de filhos, com trabalho e como tudo isso impacta as histórias de amamentação que temos e as que desejamos para futuro. Com a psicóloga e psicanalista Fê Lopes e Fabiana Araujo.
  


O quê: Bate-papo “Diálogos sobre a alimentação nos primeiros 2 anos”

Onde: Sesc Pompeia

Quando: 1/8, terça-feira, das 19h30 às 21h.

Ingresso: Grátis. Distribuição de senhas no local 30 minutos antes da atividade.

Informações: A atividade aborda os desafios na alimentação da criança nos 2 primeiros anos, considerando o processo de introdução alimentar a partir dos 6 meses. Irá orientar sobre a importância da alimentação motivada pelo prazer de comer. Com a nutricionista Karine Durães.

 

O quê: Simpósio “AMAmente”

Onde: Sesc Santos

Quando: 1/8, terça-feira, das 9h às 18h; e 2/8, quarta-feira, das 9h às 16h.

Ingresso: Grátis. Inscrições na Central de Atendimento da Unidade ou no endereço online em inscricoes.sescsp.org.br

Informações: O AMAmente é um espaço de troca de saberes, carinho, cuidado e atenção, um momento para refletir sobre o atendimento integral da família e do bebê. Vamos abordar o cuidado relacionado à amamentação, desde o planejamento da gestação até o amparo ao bebê e a seus familiares. Trata de toda a jornada de alimentação nos primeiros anos, com foco em saúde, alimento e amor para o bebê, assim como tranquilidade, apoio e orientação à mãe e toda família.

 

O quê: Bate-papo “Do ventre ao peito”

Onde: Sesc Birigui

Quando: 1/8, terça-feira, das 19h às 20h30.

Ingresso:  Grátis. Distribuição de senhas 30 minutos antes da atividade na Central de Atendimento.

Informações: Com gestantes, mães, pais, cuidadores, profissionais de assistência ao parto e infância, é debatido o processo da amamentação e seu papel social, econômico e de saúde pública. Os participantes recebem informações sobre como se preparar para a amamentação ainda no parto, como estabelecer o aleitamento no pós-parto imediato, a desmistificação de conceitos sobre o assunto e as causas do desmame precoce e como evitá-lo. Com a mãe, nutricionista, doula e educadora Monique Herrera.

Onde: Sesc 24 de Maio, Sesc Carmo, Sesc Guarulhos, Sesc Interlagos, Sesc Ipiranga, Sesc Itaquera, Sesc Mogi das Cruzes, Sesc Pinheiros, Sesc Pompeia, Sesc Santana, Sesc Santo Amaro, Sesc São Caetano, Sesc Araraquara, Sesc Birigui, Sesc Jundiaí, Sesc Piracicaba, Sesc Registro, Sesc Santos, Sesc São José dos Campos, Sesc Sorocaba e Sesc Taubaté.

Programação completa: https://www.sescsp.org.br/dopeitoaoprato


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados