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sexta-feira, 28 de julho de 2023

Como os smartphones podem contribuir nos processos de aprendizagem?

Como os smartphones podem contribuir nos processos de aprendizagem?  


Para além de ser uma ferramenta de trabalho, de facilitar demandas do dia a dia e de fomentar conexões em peso no mundo on-line, você já imaginou a infinidade de recursos que um simples smartphone com acesso à internet pode proporcionar dentro das salas de aula? Conversor de moeda, volume, comprimento e peso; temperatura e elementos do clima; bússola; calculadora; dicionário; tradutor de idiomas... Enfim, um universo paralelo se abre dentro do Google Play Store ou da App Store com mil e uma possibilidades de aplicativos a favor da educação.  

Considerando que o aparelho pode gerar distrações, no momento de aprender, o conselho via de regra é manter distância. No entanto, convenhamos que o simples ato de proibir o uso não é eficiente para impedir a distração entre os alunos. Afinal, como seria censurar completamente conversas paralelas, mensagens em papel e outras maneiras de dispersão?  

Segundo pesquisa da TIC Kids Online Brasil de 2021, 93% das crianças e dos adolescentes do país entre 9 e 17 anos são usuárias de internet, o que corresponde a cerca de 22,3 milhões de pessoas conectadas nessa faixa etária, e pasme ou não: o celular é o dispositivo predominante entre elas para esse acesso (93%).  

Fato é que já não dá para remar contra o desenvolvimento informacional que o mundo respira. Ou seja, não aderir à tecnologia dentro e fora das salas de aula é praticamente impossível. Dessa maneira, é necessário pensar nos smartphones como uma ferramenta de apoio à educação, lançando mão de práticas eficazes que possam ampliar suas vantagens e, claro, estabelecer limites e responsabilidades.  


Crianças e jovens têm cada vez mais afinidades com a tecnologia  

O uso de celular em sala de aula como uma ferramenta de apoio à educação pode se tornar uma estratégia bem produtiva. Diante de uma sociedade conectada e protagonista de suas ações, os alunos naturalmente vão usar muitos recursos no estudo. Só o fato de poderem utilizar essa ferramenta na aprendizagem ajuda a aumentar a motivação e, consequentemente, o engajamento e a participação nos conteúdos.  


Inovação no ensino  

Para resultados cativantes e positivos, os professores podem e devem se inteirar sobre os avanços tecnológicos para a elaboração de planos de aula mais criativos e interativos. Ao transmitir conhecimento por meio do smartphone, é possível despertar a atenção dos alunos e promover a fixação de conteúdo de forma eficiente. 


 Favorece o acesso à informação  

Além da mobilidade, o celular facilita o acesso dos estudantes a muitos materiais de qualidade, como músicas, e-books, infográficos, vídeos e a pesquisa infinita de conteúdos. Nesse sentido, o poder da informação a qualquer hora e lugar está literalmente na palma das mãos. Aqui ainda vale uma aula sobre fake news para conscientizar a todos acerca do assunto, guiando as consultas às fontes de confiança e provocando a apuração e a checagem de conteúdos verdadeiros, como um bom investigador. Que tal? 

A realidade é que, quando a tecnologia aliada aos smartphones é bem estabelecida no ambiente escolar, tanto os professores quanto os alunos podem sair ganhando. As metodologias ativas, amplamente fomentadas e indicadas atualmente, além do ensino bilíngue, são muito beneficiados. Assim, o celular deixou de ser o vilão principal e é necessário desviar o olhar para enxergar o que está além dele! 


Letícia Bufarah - head de marketing da Leapfone


Leapfone
https://leapfone.com.br
@leapfone


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