Como os smartphones podem contribuir nos processos de aprendizagem?
Para além
de ser uma ferramenta de trabalho, de facilitar demandas do dia a dia e de
fomentar conexões em peso no mundo on-line, você já imaginou a infinidade de
recursos que um simples smartphone com acesso à internet pode proporcionar
dentro das salas de aula? Conversor de moeda, volume, comprimento e peso; temperatura
e elementos do clima; bússola; calculadora; dicionário; tradutor de idiomas...
Enfim, um universo paralelo se abre dentro do Google Play Store ou da App Store
com mil e uma possibilidades de aplicativos a favor da educação.
Considerando
que o aparelho pode gerar distrações, no momento de aprender, o conselho via de
regra é manter distância. No entanto, convenhamos que o simples ato de proibir
o uso não é eficiente para impedir a distração entre os alunos. Afinal, como
seria censurar completamente conversas paralelas, mensagens em papel e outras
maneiras de dispersão?
Segundo
pesquisa da TIC Kids Online Brasil de 2021, 93% das crianças e dos adolescentes
do país entre 9 e 17 anos são usuárias de internet, o que corresponde a cerca
de 22,3 milhões de pessoas conectadas nessa faixa etária, e pasme ou não: o
celular é o dispositivo predominante entre elas para esse acesso (93%).
Fato é que
já não dá para remar contra o desenvolvimento informacional que o mundo
respira. Ou seja, não aderir à tecnologia dentro e fora das salas de aula é
praticamente impossível. Dessa maneira, é necessário pensar nos smartphones
como uma ferramenta de apoio à educação, lançando mão de práticas eficazes que
possam ampliar suas vantagens e, claro, estabelecer limites e responsabilidades.
Crianças e jovens têm cada vez mais afinidades com a tecnologia
O uso de
celular em sala de aula como uma ferramenta de apoio à educação pode se tornar
uma estratégia bem produtiva. Diante de uma sociedade conectada e protagonista
de suas ações, os alunos naturalmente vão usar muitos recursos no estudo. Só o
fato de poderem utilizar essa ferramenta na aprendizagem ajuda a aumentar a
motivação e, consequentemente, o engajamento e a participação nos conteúdos.
Inovação no ensino
Para
resultados cativantes e positivos, os professores podem e devem se inteirar
sobre os avanços tecnológicos para a elaboração de planos de aula mais
criativos e interativos. Ao transmitir conhecimento por meio do smartphone, é
possível despertar a atenção dos alunos e promover a fixação de conteúdo de
forma eficiente.
Favorece o acesso à informação
Além da
mobilidade, o celular facilita o acesso dos estudantes a muitos materiais de
qualidade, como músicas, e-books, infográficos, vídeos e a pesquisa infinita de
conteúdos. Nesse sentido, o poder da informação a qualquer hora e lugar está
literalmente na palma das mãos. Aqui ainda vale uma aula sobre fake news para conscientizar a
todos acerca do assunto, guiando as consultas às fontes de confiança e provocando
a apuração e a checagem de conteúdos verdadeiros, como um bom investigador. Que
tal?
A realidade
é que, quando a tecnologia aliada aos smartphones é bem estabelecida no
ambiente escolar, tanto os professores quanto os alunos podem sair ganhando. As
metodologias ativas, amplamente fomentadas e indicadas atualmente, além do
ensino bilíngue, são muito beneficiados. Assim, o celular deixou de ser o vilão
principal e é necessário desviar o olhar para enxergar o que está além dele!
Leapfone
https://leapfone.com.br
@leapfone
Nenhum comentário:
Postar um comentário