Realizado pela IAUDIT, estudo
sobre canal de denúncias mostra que os assédios moral e sexual ainda são a
maior questão do ambiente corporativoFreepik
A IAUDIT, empresa especializada em canal de
denúncias, auditorias e compliance há mais de 22 anos no mercado, realizou uma
pesquisa entre 2019 e 2022, sobre canal de denúncias em empresas. Segundo o
estudo, em 2022, cerca de 48% das denúncias registradas foram relacionadas a
assédio moral, abuso de poder e desvios de comportamento no ambiente
corporativo.
Em seguida, 3,14% dos relatos são referentes a
assédio sexual, enquanto 23,69% envolvem outros desvios de conduta, reclamação
e assuntos de Recursos Humanos, e 5,76% abordam conflito de interesses e
favorecimentos. Existem também outras motivações relevantes para as denúncias
no período, como saúde e segurança do trabalho (5,67%), discriminação (2,88%),
corrupção e vantagem indevida (2,62%), descumprimento de política interna
(2,57%) e roubo/furto e outros desvios (1,61%).
“Para a elaboração da pesquisa, foram analisadas
cerca de 5,7 mil denúncias entre 2019 e 2022, levando em conta categorias como
setores, variação entre os anos e, principalmente, motivações para as
denúncias”, explica, Suzana Alves, especialista em canal de denúncias do Grupo
IAUDIT.
As causas menos relatadas nas denúncias dentro de
empresas são: meio ambiente (1,13%), confidencialidade e proteção de dados
(0,96%), desvios de fornecedores ou prestadores de serviços (0,92%), álcool,
drogas e armas de fogo (0,65%) e descumprimento de legislações (0,13%).
Durante a apuração feita das denúncias em 2022,
cerca de 38,33% eram procedentes ou parcialmente procedentes, enquanto 37,29%
foram constatadas como improcedentes. Outro dado interessante é que cerca de
14,16% não eram relativas a função do canal de denúncias.
Cenário de assédio nas empresas
Em todas as áreas, as denúncias de assédio estão
presentes em sua maioria. Somando o percentual total de denúncias de assédio
moral e assédio sexual, cerca de 51,3% envolvem essa questão ainda presente no
ambiente corporativo. No gráfico abaixo é possível conferir as denúncias
divididas por setores.
Gráfico de denúncias realizadas entre 2019 e 2022 por setores. Elaboração própria |
Vale ressaltar que a estatística de assédio envolve
tanto o moral, quanto psicológico, abusos de poder, desvios de comportamento e
agressão física, enquanto o segundo dado foca somente em assédio sexual.
Recentemente, foi sancionada a Lei 14.457/22, a
qual institui o Programa Emprega + Mulheres e altera a Consolidação das Leis do
Trabalho (CLT), definindo que as empresas que possuem Comissão Interna de
Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPA) precisam implementar um canal de
denúncias para registro de ocorrências, com a necessidade de acompanhamento e
apuração dos fatos.
Na pesquisa feita pela IAUDIT, comparando 2021 e
2022, as informações sobre assédio sexual aumentaram em cerca de 81%, sendo que
em 2021, 1,73% das denúncias envolviam essa questão e em 2022, o percentual foi
de 3,14%. Esse dado mostra como a “segurança de relatar”, quando isso ocorre,
estimula a realização das denúncias e busca por apoio.
“Disponibilizar um canal para mulheres que estejam
passando por situações de violência ou discriminação é uma importante
iniciativa de apoio. Desta forma, elas se sentirão acolhidas e, isso pode,
inclusive, garantir sua integridade física e psicológica”, afirma Alves.
Quais as principais denúncias feitas por setor?
Com um recorte das informações por setor, é
possível compreender quais as principais denúncias de cada segmento e como elas
foram feitas. No agronegócio, por exemplo, mais de 75% dos relatos entre 2019 e
2022 foram feitos pelo 0800. Já na área de T.I, cerca de 76% das denúncias são
via portal ou site.
“Cada setor tem as principais causas para
denúncias, porém, se destacam os relatos sobre assédio, reclamação e assuntos
de Recursos Humanos, saúde e segurança do trabalho, além de conflitos de
interesse ou favorecimentos”, afirma a especialista em canal de denúncias.
Vale ressaltar que em 2022, cerca de 77% das
denúncias foram anônimas, demonstrando que a maior parte do público que utiliza
a ferramenta se sente mais seguro em permanecer sem se identificar.
https://www.iaudit.com.br/
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