Sebrae traz dicas
para os donos de pequenos negócios e lembra que planejamento não pode ser
deixado para a última hora
O Dia dos Pais está chegando. Tanto os filhos que
pretendem presentar, quantos os donos de pequenos negócios que planejam
aproveitar a data para aumentar as vendas devem estar preparados e não deixar
os preparativos para a última hora. Entre os setores que mais se destacam no
mercado, nessa data festiva, os de cosméticos, panificação e cervejas
artesanais estão com a expectativa de aumentar o faturamento com os presentes
programados para ser entregues no segundo domingo de agosto.
Desde a pandemia, o segmento de cervejarias tem
apresentado um crescimento consistente de aproximadamente 10% ao ano. Só em
2022, foram 166 novas empresas no mercado, regularizadas pelo Ministério da
Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), totalizando mais de 1,7 mil
cervejarias. A estimativa é de que, somadas aquelas em processo de
certificação, existam mais de 3 mil pequenos negócios do setor no Brasil.
“Há uma inclinação para bares e restaurantes
comercializarem estes produtos para esta data. Além disso, qual é o pai que não
gosta de receber um presente desses, um kit com a cerveja e o que combina com
ela? Além de agradar, o custo para quem presenteia pode sair por um preço bem
razoável”, comenta o analista de Competitividade do Sebrae, Vicente Scalia.
Vicente também chama a atenção para o mercado que
as padarias passaram a ocupar nos últimos tempos, que vai muito além do simples
pão. “Há uma variedade de serviços. Tem o almoço completo, para ninguém
precisar ir para a cozinha ou enfrentar a fila nos restaurantes, tem pizzas. Há
espaço também para aqueles que buscam alimentação saudável”, comentou.
Beleza
Um dos setores que também está em alta para o
público masculino é o de beleza, dos cuidados com a aparência. “A gente já tem
um número expressivo de pais consumindo, frequentando as lojas à procura de um
perfume, de algum produto para a barba. Não há mais essa resistência de que
este mercado não é para os homens”, ressalta o analista do Sebrae. Vicente
lembra, entretanto, que mesmo com as novidades, muitos filhos não querem
arriscar e acabam optando pelo caminho “tradicional”: um sapato, uma
gravata, uma blusa ou até uma cesta de café da manhã. “O importante é estar com
a família nesta data especial”, completa.
Dicas
O analista do Sebrae enumera algumas dicas
fundamentais para os pequenos negócios para não perder vendas neste momento. A
primeira é estar alerta ao estoque. “É preciso estar atento com o estoque para
poder fazer uma promoção, uma campanha e ter produtos de retaguarda e preparar
o seu estabelecimento”, explica. Além disso, o gestor ressalta a
importância da propaganda, seja pelas redes sociais, pelo WhatsApp ou até pelo
carro de som (nas pequenas cidades) para tentar atrair os clientes.
“Um pilar que é importante para o pequeno negócio,
é a gestão, entender sobre fluxo de caixa, se você está alinhado com seus
fornecedores. Para isso, os empreendedores têm o diversos cursos on-line
disponibilizados pelo Sebrae e que vão ajudar a entender cada passo que é
necessário ser dado”, orienta Vicente.
Negócios para atender a todo
tipo de pai
O Sebrae criou uma página em seu portal que reúne
uma série de dicas voltadas para diferentes tipos de pai (Descolado, Nerd,
Tradicional e Aventureiro). Mas algumas orientações valem para todo tipo de
negócio e podem se aplicadas por empreendedores de qualquer segmento de
atividade e perfil. Confira!
Treine a sua equipe
Nessas datas, o volume de clientes costuma ser
maior, portanto preparar os colaboradores deve ser uma prioridade. Lembre-se de
que um bom atendimento é essencial não só para a satisfação dos clientes, mas
também para a fidelização desse público. Características como agilidade,
empatia e atenção devem ser reforçadas.
Comunicação visual: faça sua
loja ser notada
Investir em uma boa campanha pode ajudar na hora de
chamar a atenção dos clientes. Usar redes sociais como o Instagram ou o
Facebook para divulgar ofertas e promoções especiais para o dia garante que o
público saiba que vai encontrar o serviço que procura. Imagens que representam
a família, além de divulgar os serviços e produtos, podem criar um sentimento
de afinidade e construir laços com os clientes.
Considere o modelo on-line
para atingir mais clientes
Há uma tendência cada vez maior dos consumidores de
comprarem a maior parte de seus presentes pela internet, utilizando canais
diversos. Seja pela expansão da cobertura de internet, seja pelo número cada
vez maior de usuários de smartphones, o fato é que consumir produtos sem sair
de casa tem se mostrado uma atividade bastante popular nos dias de hoje.
Nesse sentido, investir no e-commerce pode ser uma
boa ideia para quem quer atingir um público ainda maior. Aproveite que a
internet é estratégica para a venda de qualquer produto e confira o passo a
passo para empreender on-line de maneira eficiente e lucrativa.
Fidelização - a
conquista de clientes
Exclusividade e vantagens são bons atrativos para
quem quer fidelizar clientes. Por isso, elabore promoções e campanhas voltadas
a quem é cliente VIP, por exemplo. Fidelize também quem já é seu
consumidor. Envie e-mails com conteúdos relevantes para seus clientes e demonstre
como eles são importantes. Além disso, comunique o recebimento de produtos
recém-lançados para aumentar as chances de retorno do público.
Confira outras dicas do Sebrae aqui.
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