De acordo com Éber
Feltrim, CEO da SIS Consultoria, procedimentos que usam a substância também
podem ser uma oportunidade de negócio
A popularização do uso do botox em clínicas
estéticas e odontológicas cresceu de forma significativa nos últimos anos. A
substância é utilizada para tratar e prevenir rugas, linhas de expressão e
outros sinais de envelhecimento.
No entanto, sua aplicação tem se estendido para
além da estética facial, encontrando espaço nas práticas odontológicas para
tratar condições como o bruxismo e o sorriso gengival. Com resultados rápidos e
mínimos efeitos colaterais, o botox se tornou uma opção acessível e eficaz para
aqueles que buscam melhorar sua aparência e autoestima, impulsionando sua
utilização em clínicas estéticas e odontológicas ao redor do mundo.
De acordo com Éber Feltrim, especialista e
consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, essa opção se
tornou lucrativa para profissionais da área de estética e odontológica. “Esse
mercado tem crescido e evoluído muito no Brasil, até pela cultura da beleza em
que nosso País sempre viveu. É uma ótima oportunidade para oferecer mais uma
opção de tratamento aos pacientes. Além disso, para os dentistas, estes
procedimentos apresentam boas chances de diversificar a prática odontológica,
trazendo para sua clínica produtos de ótimo valor agregado”, relata.
Dados levantados pela SBOE - Sociedade Brasileira
de Odontologia Estética apontam um crescimento de 300% nas buscas por
tratamentos estéticos no mercado odontológico. Para o especialista, essa já é
uma grande vantagem para aqueles que atuam na área, mas ainda existem outros
pontos interessantes. “Quanto mais ampla as possibilidades de atuação de um
consultório, maior o número de pacientes que buscarão seus serviços. Por serem
técnicas que necessitam de reaplicação, ao inserir esse procedimento na prática
odontológica, o cirurgião-dentista também adquire uma renda recorrente dos
pacientes que apostam neste tipo de tratamento. É evidente, no entanto, que
deve haver um controle desses retornos”, pontua.
Ainda assim, existem algumas exigências para a
realização desse tipo de procedimento. “Desde 2019, o Conselho Federal de
Odontologia - CFO, reconhece a harmonização orofacial como especialidade
odontológica. Dessa forma, permite que cirurgiões-dentistas realizem
tratamentos com botox, preenchedores a laser, além de técnicas cirúrgicas para
correção de lábios e bochechas. Porém, é necessário que o profissional tenha
especialização em Harmonização Orofacial, em cursos com carga mínima de 500
horas. No mais, profissionais de qualquer outra especialidade, que atuem há
cinco anos e tenham, no mínimo, 360 horas de cursos que englobam o conteúdo,
também podem aplicar botox em pacientes”, revela Feltrim.
Algumas considerações legais e éticas precisam da
atenção dos profissionais que irão oferecer serviços de botox e preenchimento.
“Segundo o Código de Ética Odontológica, é obrigação legal do
cirurgião-dentista a orientação ao paciente sobre as diversas opções de
tratamento para sua condição de saúde, isso inclui ou não procedimentos
estéticos. Em casos de sorriso gengival, por exemplo, há diversas
possibilidades de tratamento, dentre elas, procedimentos cirúrgicos ou ainda a
aplicação da toxina botulínica. Todas as características de cada tratamento
devem ser detalhadamente explicadas, tais como vantagens, desvantagens,
benefícios, custos e prejuízos. A decisão final do tratamento ocorre sempre
como uma opção do paciente”, declara.
De acordo com o especialista, existem maneiras de
se manter atualizado em relação às técnicas e procedimentos mais inovadores
nessa área, além de integrar esses serviços a outras práticas realizadas nas
clínicas. “A indústria estética está em constante evolução e, cada vez mais,
surgem novas técnicas e produtos relacionados à harmonização orofacial.
Portanto, é preciso ter uma sede de estudos contínuos na busca por novas
informações. A eficácia dessas substâncias já está comprovada em tratamentos
como bruxismo, assimetria facial, sorriso gengival, controle sialorreico, dores
de cabeça de origem odontológica, desequilíbrios na mandíbula ou nos lábios e
muitos outros. Isso não só agrega valor ao tratamento dos pacientes de
odontologia, como também possibilita que eles encontrem uma nova solução para
problemas recorrentes”, pontua.
Boas estratégias de divulgação também são
fundamentais para atrair novos pacientes interessados em procedimentos
estéticos. “O marketing é crucial para o sucesso, sendo importante conhecer e
segmentar o investimento em tráfego pago, entender o público-alvo, gerar
conteúdos impactantes, contar com influenciadores regionais para divulgar os
procedimentos, além de trabalhar com pacotes de serviços que, obviamente,
estejam de acordo com ética dentro da profissão”, finaliza o CEO da SIS
Consultoria.
Dr. Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.
SIS Consultoria
instagram @sis.consultoria
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