Fonoaudióloga
escreve capítulo em livro que enfatiza a conexão da comunicação para a
interação social
A comunicação é uma habilidade fundamental para a
interação social, aprendizagem e desenvolvimento emocional. No caso do autismo,
uma condição caracterizada por dificuldades na comunicação, interação social e
comportamentos repetitivos, a estimulação da fala desempenha um papel crucial
na melhoria da qualidade de vida da criança e na sua capacidade de se conectar
com o mundo ao seu redor.
A renomada fonoaudióloga Camila Koszka, em seu
capítulo "Estimulação da fala na rotina diária: passo a passo para a interação"
que faz parte do livro "Simplificando o Autismo" (Literare Books
International), compartilha seus conhecimentos e experiência que transformaram
sua prática fonoaudiológica após o nascimento de seu filho, João Lucca. O
livro, escrito com dedicação e embasamento profissional, visa proporcionar
auxílio e orientação a mães e cuidadores na importante tarefa de estimular a
fala das crianças.
Para Camila Koszka, a chegada de João Lucca em sua
vida transformou sua visão profissional e pessoal. “A partir desse momento, me
empenhei em aprimorar meu conhecimento sobre estimulação da fala em crianças,
reconhecendo o poder das interações diárias e da rotina no desenvolvimento da
comunicação infantil”, afirmou a especialista, completando que seu aprendizado
e compreensão sobre o tema despertaram seu interesse em ajudar outras mães,
compartilhando dicas e técnicas efetivas para estimular a fala das crianças no
ambiente doméstico.
Camila ainda comenta que em 2020, durante a
pandemia de Covid-19, o mundo enfrentou desafios sem precedentes, e as crianças
não foram exceção. A restrição de vivências com o meio e outras crianças e o
ambiente domiciliar pouco estimulante afetaram significativamente o
desenvolvimento da fala e da linguagem em muitos pequenos. “Muitas crianças
apresentaram dificuldades para falar, gesticular e emitir sons, tornando
evidente a importância de intervenções eficazes e práticas no ambiente
familiar”, destacou a fonoaudióloga.
Camila Koszka enfatiza que o ambiente ao redor da
criança exerce influência direta em seu desenvolvimento da fala e da linguagem.
O estímulo adequado pode favorecer e aperfeiçoar essas habilidades, enquanto a
falta de estímulo pode resultar em atrasos significativos no desenvolvimento da
comunicação. Ao identificar crianças com atrasos na fala e na linguagem em sua
prática clínica, ela ressalta a relevância de realizar ajustes no ambiente que
cerca a criança, incorporando-os à rotina diária, hábitos e interações.
A especialista comenta que a fala pode ser
estimulada, durante a rotina diária, nas seguintes situações: troca de fralda,
amamentação, brincadeiras, refeição, contato visual, imitação e conversas.
Camila ainda destaca que a
intervenção precoce e o estímulo consistente são fundamentais para superar
desafios na comunicação e permitir que as crianças alcancem seu potencial
máximo. Proporcionar um ambiente estimulante e acolhedor, com apoio e
orientação adequados, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento da fala e
na qualidade de vida dessa criança, permitindo que ela alcance todo o seu
potencial e se conecte com o mundo de maneira significativa.
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