Envolver toda a
equipe no mesmo propósito e não ultrapassar o horário do expediente são
importantes para manter a produtividade
É provável
que você já tenha passado por dias em que as horas não são suficientes para
fazer tudo o que precisa dentro do seu expediente, não é mesmo? Essa sensação é
comum, mas não precisa ser assim. Afinal, o tempo pode e deve ser seu aliado.
Entretanto, para isso você deve se focar em melhorar a gestão de tempo na sua
empresa. É só o controle desse tempo que vai permitir que você
transforme uma rotina de atrasos em dias produtivos e organizados.
Uma
pesquisa feita pela escola de negócios John Molson, da Universidade Concórdia,
em parceria com a Universidade Laval, no Canadá, indica que a boa gestão de
tempo funciona e traz satisfação na vida pessoal dos colaboradores.
Para
Matheus Marcondes, CEO da Smile University, edtech de gestão e marketing para
profissionais liberais, a gestão de tempo se refere ao planejamento,
à organização e ao controle do tempo que a empresa precisa para trabalhar de
forma eficiente e funcional. “Ela possibilita um maior controle e organização
sobre as atividades que precisam ser executadas, o trabalho da equipe e o
atendimento aos clientes”, afirma o executivo.
O
especialista aponta sete dicas para como aumentar a produtividade e garantir
uma maior previsibilidade financeira ao seu negócio.
- Faça um planejamento
A primeira
coisa a fazer para aplicar a gestão de tempo em empresas é se planejar.
Responda a algumas perguntas como:
- Qual é o horário de
funcionamento de sua empresa?
- Quantos profissionais estão
disponíveis diariamente para o atendimento?
- Qual é o tempo médio total
para a execução dos principais processos que sua empresa realiza?
- Qual é a média de tempo de
cada atendimento/processo?
- Organize todos os processos
É preciso
criar processos e definir regras para que as atividades sejam priorizadas e
registradas da maneira adequada. Ao fazer isso, você reduz as chances de
problemas.
Logo, é
fundamental criar processos para todas as áreas do negócio. Afinal, furos na
agenda atrapalham a organização do tempo, mas são muito comuns. Para evitar que eles
tenham um impacto ainda mais negativo na sua rotina, uma dica é a criação de um
processo de confirmação de horário no dia anterior.
Você pode
adotar uma ferramenta que envie automaticamente uma mensagem para os clientes e
colaboradores da empresa.
Além de
aumentar a taxa de comparecimento, esse tipo de lembrete antecipa possíveis
desmarcações.
De maneira
geral, dessa etapa o importante é que você compreenda qual é o fluxo atual de
trabalho que interfere em sua agenda. A partir disso, busque por soluções que
envolvam o atendimento e trabalhe para que ele funcione de maneira fluida e
objetiva.
- Envolva toda a sua equipe
Envolver
sua equipe significa que todos sabem como sua empresa se organiza. Como são os
processos e o que fazer em cada momento.
Assim que
você fizer o planejamento e organizar os processos, é hora de apresentá-los à
equipe e ouvir sugestões.
Dessa forma
todos vão entender os procedimentos e até mesmo sugerir melhorias de acordo com
suas próprias experiências.
- Considere o tempo médio
necessário para os atendimentos
Muitas
vezes, quando entramos em contato com um cliente pela primeira vez, não temos
ideia do que iremos encontrar.
Portanto, é
importante que você tenha um tempo médio maior predefinido para momentos como
esse, em especial para avaliações que vão direcionar à contratação.
Tenha
certeza de oferecer um excelente atendimento ao cliente, ouça o que ele tem a
dizer e lembre-se de que essa etapa é fundamental para que ele contrate o seu
serviço.
- Inclua um intervalo entre os
processos
Fazer
pequenas pausas entre as atividades ajuda a lidar melhor com seus atendimentos,
sem sobrecarregar a sua mente. Afinal, assim como toda ferramenta, ela também
precisa de intervalo.
Além disso,
pode ser que você precise desse intervalo para ajustar o tempo de algum
atendimento anterior que tenha demorado mais do que o esperado.
- Utilize ferramentas para
auxiliar sua gestão
O uso de
ferramentas é primordial no auxílio à gestão do tempo. Opte por ferramentas
básicas para marcação de compromissos e reuniões, como o Google
Calendar, ou mesmo outras soluções online.
Tudo aquilo
que facilita e otimiza o seu trabalho é bem-vindo.
- Não ultrapasse o seu horário
de trabalho
Não se
deixe levar pela tentação de resolver tudo em um só momento. Você precisa ser
fiel com seus horários no trabalho, para que eles não invadam a sua vida
pessoal.
É claro que
vez ou outra não será um problema. Porém, tenha atenção para que isso não se
torne uma constante em seu negócio e traga problemas no futuro.
Seus
horários e de sua equipe fora do trabalho são tão importantes quanto aqueles
dentro da empresa. Afinal, sua mente e corpo precisam de descanso para
trabalhar bem.
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