Pesquisar no Blog

sexta-feira, 17 de março de 2023

Até 21 de março, brasileiros podem opinar sobre incorporação de tratamentos de câncer de ovário e próstata em Consulta Pública

depositphotos.com
Está aberta até terça (21) a Consulta Pública 107 que avalia a possível incorporação de tratamentos para câncer de ovário e próstata no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde (ANS). Parecer inicial da ANS é desfavorável. Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) convida a população a opinar. As informações serão levadas em consideração na decisão final sobre a incorporação da tecnologia na Saúde Suplementar

 

A população brasileira pode participar até terça (21) da Consulta Pública 107, que discute a incorporação, para pacientes com indicação clínica, de olaparibe em combinação com bevacizumabe para câncer de ovário e de darolutamida para câncer de próstata. As Consultas públicas são instrumento de discussões que envolvem a população em decisões governamentais e são abertas em um período de 20 dias para receber informações, sugestões, considerações, críticas, sobre a incorporação de novos medicamentos e tecnologias ao SUS. Para isso, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), que assessora o Ministério da Saúde, realiza diversas etapas para avaliar a inclusão de um medicamento ou tratamento.

A Consulta Pública 107 está aberta desde 2 de março, com o objetivo de colher contribuições às atualizações do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde para as seguintes terapias e indicações:

–  Olaparibe em combinação com Bevacizumabe:  para tratamento de manutenção de pacientes adultas com carcinoma epitelial avançado (estágio FIGO III-IV) de ovário (incluindo trompa de Falópio ou peritoneal primário) com status HRD positivo e que respondem (resposta completa ou parcial) à quimioterapia em primeira linha

– Darolutamida:  para tratamento de pacientes com câncer de próstata metastático hormônio-sensível em combinação com docetaxel.

As propostas foram discutidas na 13ª Reunião Técnica da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde), realizada em fevereiro, e seguem para a consulta pública com recomendação preliminar desfavorável à incorporação.  Como dito, a consulta ficará aberta para participação pública por 20 dias e é acompanhada de um relatório técnico, onde constam todas as informações sobre o tratamento avaliado.

O cirurgião oncológico Glauco Baiocchi Neto, presidente do Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA) ressalta que a participação pública nesta consulta é fundamental para que o status atual de indeferimento seja revertido e esses medicamentos venham a ser incorporados. “Nos últimos anos, houve uma mudança de paradigma no tratamento do câncer de ovário com o uso desta nova classe de medicações, chamadas inibidores de PARP. A incorporação seria muito positiva”, ressalta.

Para participar, interessados podem enviar suas contribuições até 21 de março no próprio site da ANS, www.gov.br/ans, em “Acesso à informação”, no item “Participação Social”, no subitem “Consultas Públicas. O parecer inicial da ANS foi desfavorável à inclusão à incorporação, mas, na Consulta Pública, todos podem opinar. As informações serão levadas em consideração na decisão final sobre a incorporação da tecnologia na Saúde Suplementar. 

 

Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados