Pesquisar no Blog

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Segundo a OMS, 45% da população mundial sofre com doenças bucais

Falta de acompanhamento médico e má alimentação estão entre os principais problemas 


Um novo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que 3,5 bilhões de pessoas, quase metade da população mundial, sofrem de doenças bucais. Nos últimos 30 anos, de acordo com o documento, houve um acréscimo de um bilhão de novos casos de pacientes com esses problemas de saúde.  

Os dados do relatório também apontam que a cárie é a líder entre as ocorrências e chegam a prejudicar 2,5 bilhões de pessoas no planeta. Em seguida vem a doença periodontal, principal causa da perda dentária, que afeta cerca de 1 bilhão de pessoas. Já o câncer bucal está em terceiro lugar , com 380 mil casos anuais. 

A especialista Ilana Marques, da clínica IGM- Odontopediatria, avalia os perigos desses números. Segundo ela, a cárie é considerada uma das doenças bucais mais recorrentes. “A doença pode ser facilmente prevenida com cuidados caseiros, simples e baratos. O acompanhamento com um profissional também é super importante para evitar o problema”,  afirma a odontopediatra. 

A especialista ainda ressalta sobre a falta de hábitos saudáveis. “Muitas pessoas  não fazem a escovação de maneira correta, não usam fio dental. E o pior, muitas vezes só buscam um especialista quando o problema já está avançando”, alerta a dentista. 

Outro agravante para o surgimento de doenças na boca, é a alimentação desregulada. “Podemos citar os doces pegajosos, chocolates e as bolachas recheadas como alguns dos principais vilões para a nossa saúde bucal. São alimentos perigosos, pois são ácidos e possuem muito açúcar. Após consumir esses alimentos e antes de fazer a higienização, sempre recomendamos fazer o uso de alimentos protetores, que são as castanhas, os queijos e pipoca de sal”, explica Ilana. 

A dentista também alerta os perigos do excesso de álcool e do tabagismo, que podem levar ao câncer de boca. “O cigarro e o uso excessivo do álcool são extremamente perigosos. Além de ajudarem a desenvolver vários problemas, como amarelamento dos dentes e tártaro, eles ajudam no desenvolvimento do câncer bucal”,  alerta a odontologista.

 

A especialista dá algumas dicas para evitar problemas bucais:

 

1- Fazer o uso do fio dental diariamente

2- Escovar os dentes pelo menos três vezes por dia ou após as principais refeições. 

3- Comer alimentos protetores, como todos os tipos de castanha, queijos e pipoca de sal após os alimentos perigosos 

4- Fazer acompanhamento com o dentista periodicamente 

5- Evitar o uso de cigarro e álcool 

6- Escovar a língua

7- Estar atento para sinais como sangramento ao escovar, lesões que demoram mais de duas semanas sem melhorar, dor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados