Uma saída para se manter no mercado é se tornar uma organização competitiva, e para isso, apostar em ferramentas de gestão é uma das principais saídas
Hoje, no Brasil,
99% das empresas existentes são categorizadas como pequenas e médias. Estas
também são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB), além de gerarem
62% dos empregos de carteira assinada. As PMEs têm uma grande
representatividade na economia nacional, mas enfrentam grandes desafios para
manter as portas abertas.
De acordo com a
pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, realizada
periodicamente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),
apenas 21,3% das empresas fundadas em 2011 continuavam em funcionamento em
2020. Neste mesmo ano, a taxa de sobrevivência de empresas com cinco anos de
existência foi de 40,7%. Outro aspecto detectado pela pesquisa é de que
empresas de menor porte, com número pequeno de empregados, têm menor
probabilidade de sobreviver.
Épocas de crises
econômicas são um verdadeiro desafio, exemplo disso, foi a pandemia causada
pelo Coronavírus. Uma pesquisa realizada pela empresa de logística UPS, entre
os anos de 2021 e 2022, apontou quais foram os quatro maiores desafios das
PMEs, em relação à pandemia, sendo atrair clientes (81%), diminuição do fluxo
de caixa (75%), ruptura da cadeia de abastecimento (66%) e o aumento da
necessidade de oferecer novos produtos e/ou serviços (66%).
Mas
afinal, como evitar fechar as portas?
De acordo com
Irene Silva, Irene Silva, CEO da Ellevo, empresa desenvolvedora de softwares, para uma empresa
continuar forte e se tornar referência de mercado, é preciso ter como
foco planejamento estratégico, monitoramento e ajuste do crescimento da organização,
produtos e serviços.
“Para sobreviver e
crescer no mercado, as pequenas e médias empresas precisam apostar em
ferramentas de gestão. Esses softwares dão total suporte ao profissional,
facilitando a tomada de decisão e definindo as próximas ações. Estas
ferramentas trazem inúmeras vantagens como a melhoria das estratégias de
crescimento no mercado e também no dia a dia, além de centralizar todas as
informações da empresa em um só lugar, evitando perda de documentos e dados,
retrabalho e consequentemente, dinheiro”, destaca Irene.
Aposte
em ferramentas SaaS
Muitas destas
ferramentas permitem extrair indicadores de desempenho, importantes dados para
aferir o crescimento e apontar investimentos, uma importante ferramenta para
pequenos e médios porte de empresas. Exemplo disso é a Ellevo que além de atender grandes multimarcas, vem focando nos
pequenos e médios negócios através de softwares em SaaS.
Duas plataformas desenvolvidas pela Ellevo auxiliam na gestão, o Ellevo Next que reúne soluções para help desk e service desk, permitindo a automação dos processos, facilitando o atendimento ao cliente interno e externo, além de contribuir constantemente para melhoria das rotinas da empresa, automatizando todas as atividades internas. “O sistema possibilita que sejam realizados atendimentos por vários canais, com a integração dos processos”, explica Irene.
O segundo software
é a Plataforma Ellevo, que é robusta e cheia de
funcionalidades para gestão de atendimento, automatização de processos, help
desk, service desk e Centro de Serviços Compartilhados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário