Passar no vestibular é o sonho de muitos brasileiros, mas não é fácil: exige muito dos vestibulandos, é motivo de angústia e ansiedade para a maioria dos candidatos, ainda mais por estarem em época de revisar todo conhecimento adquirido e pôr tudo à prova!
Sabrina é especialista em
aprendizagem e neurociência e oferece direcionamento individualizado de estudos
para ajudar pessoas comuns a serem aprovadas nas principais provas do país e destaca
a importância de se fazer uma boa revisão.
Existem diversos estudos que
comprovam que o ser humano aprende mais quando aprende de modo ativo, isto quer
dizer que, ao revisar da maneira correta os conteúdos estudados, é possível
descobrir quais são as matérias que merecem mais atenção e partir dessa
consciência, direcionar os estudos de modo a torná-los mais produtivos
garantindo melhores resultados.
Vale lembrar que ao longo dos
estudos, os conteúdos das matérias se tornam cumulativos, ou seja, a quantidade
de informações que o aluno precisa reter tende a aumentar, dificultando a
administração destes, motivo pelo qual é importante estudar do jeito certo.
É
neste ponto que a revisão se faz necessária, ela é essencial para o que o aluno exercite sua
capacidade de memória de longo prazo e aprendizado efetivo.
O vestibular da Fuvest é o mais
tradicional e concorrido do país e atrai estudantes de todas as regiões do
Brasil. Ano após ano o número de inscritos não diminui, são mais de 100 mil
candidatos que realizam o processo de seleção, considerado um dos mais
difíceis. A Fundação é responsável pelo vestibular da USP (Universidade
de São Paulo) uma das mais renomadas instituições de ensino superior do país, a
maior universidade pública do Brasil, tendo Medicina como o curso mais
procurado e concorrido dentre oferecidos; são quase 100 candidatos por vaga.
Mas, “E se eu não passar?”
Esta é a grande questão que
grande parte dos candidatos enfrentam na jornada dos vestibulares: muita
concorrência, estresse elevado e pensamentos recorrentes de dúvida de sua
capacidade que podem trazer sérios problemas para o aluno na hora das provas. A
reta final é o momento mais importante, mas, infelizmente, “é o momento em que
muitos vestibulandos já estão esgotados e que não conseguem mais render em seus
estudos”, alerta Sabrina.
Com toda sua bagagem de
conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos 9 anos, Sabrina Oliveira tem
acompanhado diversos alunos, os quais passaram em mais de 34 universidades
diferentes de Medicina por meio do seu método, que ensina o aluno a estudar do
jeito certo.
“Não
adianta saber os conteúdos e não conseguir utilizá-los na hora da prova, pelo
cansaço ou esquecimento. Estudar mais, NÃO é estudar melhor”, afirma Sabrina
Oliveira, carinhosamente chamada de Sassá pelos seus alunos.
Mas a pergunta é: qual a melhor
forma para fazer isso?
Devemos ressaltar que não existe
uma fórmula única para todos os vestibulandos visto que existem várias
carreiras e diferentes pesos para compor a nota final de cada uma delas. Mas,
caso você esteja planejando a reta final dos estudos para um dos principais
vestibulares, o da Fuvest, Sabrina ensina como fazer a melhor revisão e
potencializar os resultados nas provas.
“Não
adianta fazer esforço, assistir aula e fazer resumo de todas as matérias. Não
adianta! Estudar do jeito certo é o que vai fazer a diferença entre as pessoas
que tiveram esforço e não foram aprovadas daquelas que se esforçaram e foram
aprovadas”, afirma.
Segundo a especialista, só o
conteúdo não basta. Não adianta ter os melhores professores, estudar na melhor
plataforma, ter acesso aos melhores materiais se não souber estudar do jeito
certo.
Como estudar do jeito certo e
memorizar pontos importantes para o vestibular?
Sassá ensina que o ideal é “no
começo do ano separar 30% do tempo no cronograma para fazer revisões e ir
aumentando esse percentual, gradualmente, até chegar perto da prova com 70% do
tempo dedicado às revisões”.
Uma forma muito eficiente de
revisão, destacada pela especialista, são os “flash cards”.
Eles são fichas focadas no conteúdo que as questões do vestibular cobram.
São utilizados para revisar o
conteúdo que o aluno mais erra. Ele é um fragmento do conteúdo. É uma
ferramenta que promove uma revisão ativa, rápida e estimula a memória de longa
duração. Constitui-se um estudo individualizado e direcionado para cada aluno.
Para que o flash
card faça sentido ele deve possuir o efeito
teste: são cartões frente e verso em que, de um lado do cartão
o aluno escreve a pergunta, usa uma imagem, ou um conceito e do outro lado,
escreve a resposta. Isso impede o que a neurociência chama de ilusão de
competência, na qual se tem a ilusão de que aprendeu o conteúdo apenas lendo o
texto.
Sabrina
ensina como fazer flash cards eficientes que vão auxiliar na revisão:
- Escolha uma matéria para começar – aquela em que tem mais
dificuldade e que deseja melhorar;
- Depois de fazer no mínimo 10 questões sobre o assunto,
defina quais são os pontos mais importantes;
- Analise as questões que errou – identifique o motivo do
erro;
- Faça uma pergunta na parte da frente do cartão;
- Coloque a resposta no verso do cartão;
- A cada dia, faça flash cards para duas
questões que errou;
- Revise os flash cards no final da
semana e registre a evolução: marque (√) se acertou ou um (X) se errou.
Isso guiará as próximas revisões;
- Revise os flash cards errados novamente
da semana seguinte;
- Pratique, pratique, pratique.
O que faz diferença no resultado
é o aluno desenvolver uma revisão a partir das próprias dificuldades,
independente da revisão geral que é feita pelo professor, ou a revisão da
apostila.
Importante frisar que aquilo que
garante ao aluno estudar e não esquecer é escolher o método de estudo ativo e
planejamento de revisões que favoreçam a aprendizagem.
Para que uma revisão seja
considerada eficiente ela deve atender a dois fatores principais: segurança de
que o aluno aprendeu o conteúdo ou clareza de que é necessário rever os pontos
que não foram aprendidos.
O trabalho desenvolvido pela
especialista Sabrina Oliveira tem como foco ajudar os vestibulandos a
desenvolverem os 05 Pilares para a Aprovação:
- Cronograma individualizado;
- Estudo ativo - para estudar e não esquecer o conteúdo;
- Revisão - não existe aprovação sem revisão;
- Preparo mental e emocional;
- Estratégia de prova.
O programa é estruturado para o desenvolvimento dessas habilidades. “Esta é a base da aprovação, por isso meus alunos têm tantos resultados”, declara Sabrina e deixa um incentivo a todos os vestibulandos: “Sua hora também vai chegar. “
Sabrina Oliveira - professora especialista em aprendizagem e neurociência, é a criadora do Programa “VemMED” que oferece direcionamento individualizado de estudos para ajudar pessoas comuns serem aprovadas em Medicina. Possui alunos aprovados em mais de 34 universidades.
Instagram: @sabrinaoliveirabh
https://www.youtube.com/@SabrinaOliveiraVemMed/
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