Funcionalidade permite a gestão de diversos grupos sob o mesmo guarda-chuva e é estratégica para estreitar relacionamento com os clientes
O WhatsApp lançou no fim de 2022
uma ferramenta para a criação de comunidades. Trata-se de um canal em que as
marcas podem fazer a gestão de diversos grupos, que podem abordar assuntos
distintos com fornecedores, funcionários e, principalmente, clientes e
consumidores em potencial.
A novidade está em sinergia com
as necessidades do mercado, uma vez que a proximidade da empresa com seus
clientes nunca foi tão importante. “Hoje em dia, é essencial que as marcas
estejam presentes nas redes sociais, porém, mais do que isso, é necessário
manter um diálogo com o público de interesse. Por isso, a criação de comunidades
está cada vez mais relevante”, afirma Satye Inatomi, sócia da Jahe
Marketing.
A atualização chegará ao Brasil
em 2023 – o aplicativo de mensagens fez um acordo com o TSE (Tribunal Superior
Eleitoral) para disponibilizar o recurso só depois das eleições. Essa é a hora,
portanto, para as marcas incluírem a funcionalidade em sua estratégia de
marketing do próximo ano.
O Whatsapp está presente em 99%
dos smartphones, sendo que 80% dos usuários usam o aplicativo para se comunicar
com marcas, aponta pesquisa da Infobip (Plataforma Global de Comunicação
para Empresas). Assim, mesmo que existam outros aplicativos que oferecem
recursos similares, estar nessa rede social é estratégico para qualquer
negócio.
Ao mesmo tempo, a criação de
comunidades vem ganhando força. Criadores de conteúdo elaboram newsletter e
canais no Telegram para debater temas específicos que às vezes não cabem em
outras redes sociais, tais como séries, promoções e até mesmo a criação de
clube do livro – e esses recursos também começam a ser utilizados pelas
empresas para estreitar laços com suas audiências.
“Esses espaços devem ser um canal
aberto para feedbacks positivos e negativos, aumentando a credibilidade da
marca. Elas são uma oportunidade para a empresa entender do que as pessoas gostam
e o que pode ser melhorado. Já temos casos de marcas que estão desenvolvendo
produtos com base nas demandas que surgiram nesses grupos”, assinala Thaís
Faccin, sócia da Jahe Marketing.
Comunidades do Whatsapp na
prática
Quando a nova ferramenta chegar aos
usuários brasileiros, a ideia é que as empresas consigam gerir diversos grupos
sob o mesmo guarda-chuva, sendo possível enviar a mesma mensagem para todos ao
mesmo tempo ou individualmente. Ao contrário de outras plataformas, só será
possível ingressar em um desses canais caso o administrador adicione a pessoa
ou aceite a solicitação. Isso possibilita a segmentação de cada grupo de acordo
com as necessidades da organização.
Negócios de todos os tipos podem
se beneficiar da funcionalidade, dizem as sócias da Jahe Marketing. Uma escola,
por exemplo, pode ter um grupo de pais para cada turma de alunos, enviando
comunicados relacionados às atividades de cada grupo ou informativos gerais,
como período de férias e eventos que incluam todos os estudantes.
“Uma marca de roupas pode criar
uma comunidade com um grupo de clientes fidelizados para enviar cupons de
desconto e promoções exclusivas, e outro com a base de contatos mais ampla,
focado na divulgação de novidades. A vantagem é que será possível enviar, ao mesmo
tempo, comunicados pertinentes aos dois públicos, como o horário de
funcionamento da loja e comunicados de liquidações”, exemplifica Inatomi.
Além disso, a ferramenta também
pode auxiliar na comunicação interna ou com fornecedores de uma empresa. Uma
pequena indústria pode ter um canal com grupos para cada um dos setores, outro
apenas para gestores e outro para comunicados gerais, além de canais para comunicação
com clientes e fornecedores.
“A tendência é que parte das
comunidades que hoje têm outros formatos, como newsletter, canal no Telegram,
etc., migre para o Whatsapp. Enquanto a funcionalidade não chega ao Brasil, é
importante planejar conteúdos criativos e de qualidade para se destacar no
mercado com um grupo engajado e que pode gerar bons resultados”, finaliza
Faccin.
Jahe Marketing
Nenhum comentário:
Postar um comentário