Especialista da
ESHOPPER explica o conceito de social commerce e dá dicas para implementação da
estratégia nas marcas
As redes sociais já fazem parte da rotina de muitas
pessoas e estão sendo usadas pelas empresas como forma de se aproximar do
cliente, personalizar a compra e criar conteúdo viral. De acordo com o
relatório Social Trends 2022 da Hootsuite, 53,2% das pessoas da atual geração
de jovens preferem usar as mídias sociais para pesquisar marcas. Isso quer
dizer que os consumidores estão cada vez mais atentos aos conteúdos produzidos
pelas empresas para criar uma experiência de compra mais inovadora e
diferenciada para melhorar os resultados do negócio.
Pensando em ajudar a melhor experiência de compra
dos ecommerces, a ESHOPPER, ferramenta
comparativa de mercado, que analisa a jornada de compra online (desktop e
mobile), explica como o social commerce pode ser a estratégia que falta para
muitos varejistas online. Para começar, social commerce é a estratégia de
utilização das redes sociais como canal de venda e para alcançar novos
clientes. “Essa tendência parece estar crescendo e cada vez mais vai ser uma
aposta para as empresas. De acordo com o Statista, as previsões de mercado
indicam que o volume global deste tipo de vendas rondará os 2,9 trilhões de
dólares até 2026”, explica Beatriz Millani, especialista em marketing da
ESHOPPER.
A grande diferenciação desse canal de compra é a
possibilidade de personalização da experiência e facilidade em que os usuários
possuem de finalizar a compra. Aplicativos como Instagram, Facebook, Pinterest
e Tik Tok estão cada vez mais investindo nessa parte do aplicativo e vendo
grande retorno principalmente por conta dos anúncios. De acordo com estudo
feito pelo site We Are Social em parceria com a Hootsuite, o brasileiro passa,
em média, 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais. Isso é um tempo médio
alto consumindo conteúdos e anúncios, por isso, muitas marcas já perceberam a
importância de estarem disputando alguns segundos desses consumidores. “Pela
possibilidade de segmentar os anúncios de acordo com seu público alvo, as
empresas conseguem encontrar seus clientes que estão dispostos a comprar e
também personalizar seus conteúdos de acordo com seu consumidor, priorizando
sempre vídeos curtos e imagens de alta qualidade”, comenta Beatriz.
Essa nova experiência de compra e venda ficou mais
forte durante a pandemia de covid-19, visto que com as restrições os
consumidores precisaram adaptar a maioria de suas compras para o online. Nessa
mesma época os grandes players do mercado começaram a investir mais nessas
áreas de venda dentro dos aplicativos para facilitar a experiência de compra
digital
O social commerce ganha bastante força por conta da
comodidade, ao invés de direcionar os clientes pro ecommerce ou marketplace,
tornou-se possível fazer a compra ali mesmo dentro da plataforma. Dessa forma,
a especialista da ESHOPPER separou algumas dicas para implementar essa
estratégia na sua marca:
- Adapte
o conteúdo para as redes sociais, tornando a navegação mais fácil e
funcional;
- Crie
conteúdos fáceis de ser compartilhados;
- Aproveite
a exposição da marca para tornar o público fidelizado;
- Crie
condições especiais de acordo com a sazonalidade;
- Divulgue
eventos e descontos exclusivos para o público daquela rede;
- Utilize
sempre métricas para acompanhar os resultados e adaptar de acordo com a
necessidade do consumidor;
- Melhore
a usabilidade de todos os canais para que o cliente tenha sempre uma
experiência uniforme e positiva.
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