Digitalização do abastecimento é uma das principais tendências para o segmento neste ano
O ano de
2022 marcou a retomada econômica de muitos setores no chamado pós-pandemia. Com
o foodservice não foi diferente. Após dois anos de restrição, o segmento
recuperou-se gradativamente à medida que os hábitos do consumidor foram também
se normalizando. Para especialistas, o momento é de consolidação, com o Brasil
apresentando um faturamento crescente e cada vez mais positivo em comparação a
outros países, como os Estados Unidos. Diante disso, a expectativa de
crescimento é de, aproximadamente, 7,5% a partir de 2023.
Para tanto, algumas tendências já estão sendo observadas - e aguardadas - para
ajudar a fortalecer e alavancar o setor no próximo ano. Antenado ao mercado,
João Alfredo Pimentel, fundador da 6place, explica que a própria expertise da marca já é uma
tendência: “A 6place é uma plataforma digital criada para fomentar o
abastecimento de franquias de alimentação e independentes do foodservice,
focada em oferecer a melhor eficiência operacional para controle do CMV de seus
clientes por meio da conexão de indústrias, distribuidores, fornecedores e
crédito em um formato de compra 100% digital para o B2B”.
Para o executivo, que reuniu em um mesmo marketplace todo o ecossistema
de food, o setor deve se deparar com pelo menos três tendências
importantes que devem direcionar os negócios em 2023. Confira:
1. Digitalização do
abastecimento: Um estudo realizado pelo IFB
(Instituto Foodservice Brasil) em parceria com a consultoria Cognitive Media
Science que foi divulgado no início de 2022, o pouco investimento ou a
incerteza de quando iniciar a transformação digital era a realidade de 74% do
setor de foodservice. Na mesma época, outro estudo da consultoria alertava para
a perda de aproximadamente 24% nos lucros por conta dessa imaturidade digital.
Destacando que tal transformação vai além das vendas online, o estudo apontava
como dica a utilização de tecnologias propulsoras de melhoria em diferentes
áreas e processos. No abastecimento, uma opção é realizar a compra online, com
monitoramento via plataforma digital. Dessa forma, o operador consegue captar
as melhores ofertas em um portfólio qualificado e homologado que reúna todo o
ecossistema em um só marketplace com o intuito de garantir preços bastante competitivos
e vantajosos para o setor. É o que faz a 6place.
2. Crédito para
abastecimento: O fluxo de caixa foi uma das áreas mais impactadas durante a
pandemia. Um estudo da Abrasel em parceria com a Alelo apontou, inclusive, que
79% dos bares e restaurantes buscaram algum tipo de crédito no período e apenas
50% obtiveram êxito. Outro dado relevante da pesquisa é que a busca por crédito
é um hábito que antecede o coronavírus. Seja para a garantia desse fluxo, para
o pagamento de dívidas, realização de alguma reformas e ampliações ou a
implementação de algum novo serviço, a expectativa é de que essa procura cresça
ainda mais. Então, opções de crédito menos burocráticas e até mesmo a variação
de possibilidades de pagamento, tendem a movimentar o mercado no próximo ano.
3. Previsão e planejamento do abastecimento: De nada adianta digitalizar o seu negócio e aproveitar as ofertas de crédito se a gestão não é assertiva. A má gestão do estoque, inclusive, é considerada um dos grandes desafios do foodservice e a fonte principal de comprometimento da saúde financeira de muitos negócios. Então, manter um gerenciamento de estoque eficaz, além de garantir quantidade suficiente de insumos para atendimento das demandas, propicia a previsibilidade do seu consumo, além de evitar os prejuízos causados pelas rupturas em momentos de alta procura.
6place -plataforma digital de abastecimento
para redes de franquias de alimentação e food service independentes que buscam
melhor eficiência operacional e controle do CMV.
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