Pesquisar no Blog

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Um ano de desafios e retomada da indústria cinematográfica no país

2022 foi um ano de desafios e da retomada dos cinemas no Brasil. Passamos por um longo período de incertezas provocado pela pandemia do coronavírus (Covid-19), mas a capacidade de resiliência do setor tem sido imprescindível para superarmos os obstáculos e projetarmos um futuro mais virtuoso. Importante destacar o papel fundamental da Agência Nacional de Cinema e do Comitê Gestor do FSA. Foi o apoio destes órgãos que permitiu o retorno do parque exibidor.

Temos, entretanto, um longo caminho a percorrer. Com a desaceleração das produções cinematográficas durante a pandemia, que refletiu em um volume de lançamentos nas salas de cinema mais de 30% inferior aos anos de 2018 e 2019, o faturamento da indústria só deve retomar os patamares de 2019 entre 2025 e 2026.
No entanto, estamos otimistas, pois o público é o nosso parceiro na busca por dias melhores. Ao longo do ano, filmes como Batman, Sonic 2, Dr. Estranho, Top Gun, Thor, Minions, Pantera Negra 2 e, agora, Avatar 2, mostraram a paixão pela telona.

Ir ao cinema é muito mais que ver um filme, é a busca de uma experiência maior, de uma tela gigante, com som inconfundível, de encontro com amigos, programa em família e por isso, em todas as pesquisas, este consumidor sinaliza que o cinema é insubstituível. E procuramos fazer com que essa experiência seja sempre a melhor possível. Nossos cinemas estão no mesmo nível dos melhores cinemas do mundo, pois estamos sempre investindo em tecnologia, estrutura das salas, uma evolução constante que nunca para.

A inovação está no DNA da Rede Cinesystem. Fomos pioneiros tanto ao inaugurar cinemas com 100% de projeção digital quanto de projeção a laser, além de termos trazido para o Brasil o conceito de autoatendimento de bomboniére, além das bilheterias. Estamos sempre atentos aos desejos do consumidor para fazer o cinema mais prazeroso e ampliar as opções de produtos e serviços dentro das salas. Nossa cartela de produtos e promoções também é bem completa e consolidada.

Os cinemas da Cinesystem são, hoje, uma grande experiência multiplataforma. Além de um espaço para soluções corporativas, como, por exemplo, uma sessão exclusiva com convidados para o lançamento de um produto, também oferecemos opções como a realização de festas de aniversário, sessões especiais para escolas (Cine Escola), peças teatrais, palestras, shows musicais, sessões adaptadas para receber tutores e cães (Cine Pets), dentre outros.

Investimos, ainda, em outras inovações como o Cinesystem Pass (passaporte com ingressos com até 40% de desconto) e Cartão Presente (que pode ser carregado com valores a partir de R$30). Outro destaque é o nosso programa de fidelidade (Clube da Pipoca) e nossas redes sociais, onde temos focado em manter uma linha de comunicação ativa e divertida. Somos, portanto, uma opção para empresas e também para consumidores finais utilizarem o cinema para viver experiências marcantes e diferenciadas.

Acreditamos que estas iniciativas aproximam, ainda mais, cinema e consumidor e é assim que vamos seguir em frente para superar todos os desafios!


Marcos Barros - executivo com mais de 45 anos de experiência, 20 deles dedicados ao mercado exibidor, foi sócio-diretor de um dos maiores conglomerados de comunicação do Paraná, o Grupo Maringá de Comunicação. É o fundador e presidente do Conselho de Administração da Cinesystem Cinemas, exibidora presente em 10 estados do Brasil, com 26 multiplex, 160 salas de cinema e cerca de 8 milhões de clientes por ano. Atualmente, Barros está presidente da ABRAPLEX - Associação Brasileira das Empresas Exibidoras Cinematográficas Operadoras de Multiplex e é membro titular do Conselho Superior do Cinema - CSC, órgão colegiado integrante do Ministério do Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados