A tokenização da economia é um movimento irreversível e que está modificando os meios de captação e investimentos financeiros. De acordo com recente estudo publicado pelo Boston Consulting Group (BCG), o mercado de tokenização de ativos poderá chegar a US$ 16 trilhões até 2030, o que significaria 10% do PIB global atual.
Não é de hoje que se discute o futuro das
transações entre empresas e pessoas. No Brasil, uma startup de tecnologia
nasceu com a missão de democratizar o acesso das pessoas a blockchain. Trata-se
da C9, fundada em junho de 2021, responsável por criar a primeira criptomoeda
do varejo para utilização imediata a C9 Coin.
Além das criptomoedas que podem ser utilizadas como
investimentos, cashback no varejo como no caso da C9 Coin, a tokenização
possibilita o acesso a participação em uma empresa, projetos imobiliários,
obras de arte, metais preciosos, entre outros. Também existem ativos
intangíveis que podem ser tokenizados, como NFTs, moedas digitais dos bancos
centrais (CBDCs), patentes, propriedades intelectuais, ações de empresas e
royalties.
Para Thiago Ribeiro, co-fundador da C9, transformar
ativos físicos tradicionais em ativos digitais está facilitando a negociação
entre pessoas e empresas por meio da tokenização. “Além de garantir uma enorme
eficiência e agilidade por meio da transferência instantânea de bens e ativos
tokenizados, temos ainda a vantagem de conseguir registrar de forma clara e
imutável todas as informações relacionadas à cadeia de produtividade de uma
empresa, desde a sua construção, até chegar aos consumidores”, explica.
Foi com o ideal de democratizar o acesso aos ativos
digitais que a C9 desenvolveu sua Plataforma Full Service, em que a moeda C9
Coin, diferentemente de outros criptoativos voltadas para investimentos, é
transacionada como um cupom ou voucher de desconto tokenizado e funciona de
maneira similar a um programa de milhagem, por isso ela é conhecida como
CryptoBack (cashback em criptomoedas).
Atualmente, a C9 Coin pode ser usada em redes como
Camisaria Colombo, La Baby e San Marzano e já soma mais de 39 mil holders
(investidor) e mais de 175 mil transações diretas na blockchain.
Diferenciais tecnológicos e de
usabilidade
O grande diferencial é que a Plataforma C9 conecta
pessoas e empresas de forma direta e imediata na blockchain, sem
intermediários, como uma Exchange, para realizar transações.
Outra aplicação trazida pela C9 está relacionada ao
conceito da carteira digital online, também conhecida como e-Wallet. “Desenvolvemos
uma aplicação 100% online, na qual não é preciso o cliente baixar um app para
poder receber ou utilizar seu Cashback. Assim que o cliente compra seu clube
crypto de vantagens ou recebe um Cryptoback em uma compra, de forma automática
nós criamos uma nova Wallet online vinculada ao celular do cliente e realizamos
a transferência de suas C9 Coins para essa carteira”, finaliza
Ribeiro.
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