De acordo com uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), três em cada dez brasileiros já foram vítimas de golpe ou tentativa de golpe neste ano. Em setembro de 2021, eram 21%. Em junho deste ano, o percentual passou para 31%. Entre esses golpes, o que mais tem aumentado é o do phishing.
O termo phishing se assemelha com outra palavra do vocabulário
inglês, fishing, que significa pescar, ou seja, “pescar” as
informações dos usuários por meio de um link de uma empresa que parece real e
tem algum anúncio com uma boa proposta, mas na verdade é um site de phishing
ou um link de malware.
Esse tipo de golpe ocorre durante todo o ano e
ganha impulso durante as festas de fim de ano, já que muitos varejistas
enfrentam um período lento de vendas e oferecerão promoções como forma de
aumentar a aquisição de clientes durante uma fase em que mais consumidores
estarão on-line. É nesse cenário que os cibercriminosos aproveitam para aplicar
o golpe.
O fraudador tenta fazer com que a vítima execute
uma ação, aparentando ser um negócio legítimo. Então, costuma criar um anúncio
para atraí-la para uma página da web semelhante àquela em que deseja estar e a
engana para inserir informações ou clicar em um botão que aciona o download
de um malware. Essas páginas são construídas para parecer
extremamente autênticas, e fraudadores empreendedores são conhecidos por
comprar anúncios do Google para fazer sites falsos aparecerem no topo da página
de pesquisa.
Por isso, tenha cuidado ao navegar, evite clicar em
links promocionais em e-mails e sites de mídia social e, ao tentar fazer uma
compra em um site que nunca acessou antes, é importante perguntar a si mesmo:
“Esta organização realmente precisa confirmar minhas informações de pagamento?”
ou “Esta empresa enviaria um e-mail como este?”
Uma outra maneira muito comum de os golpistas
atacarem é por meio do uso dos bots. Eles são frequentemente
utilizados por fraudadores para abrir o máximo de contas automaticamente e
lucrar com promoções. Então, é importante estar atento ao e-mail para ver se há
alguma confirmação indicando uma abertura de nova conta. Embora você não sofra
perdas financeiras diretamente como resultado, não podemos permitir que
fraudadores abram contas em nome de um usuário legítimo para utilizá-la com más
intenções, além dos problemas que isso pode causar.
Portanto, tendo em vista o que foi dito
anteriormente, conclui-se que a melhor defesa contra a maioria desses tipos de
ataques é estar atento às suas contas de e-mail e sites que estão sendo
acessados pela primeira vez. Caso note uma atividade suspeita, procure relatar
imediatamente, não tenha medo de entrar em contato diretamente com uma empresa
sobre uma mensagem superficial – pode levar alguns minutos, mas é muito melhor
do que um fraudador obter informações pessoais que podem ser usadas para
prejudicar as pessoas.
Todos nós desempenhamos um papel para manter a
internet segura e lembre-se: se algo parece bom demais para ser verdade,
provavelmente não é.
Cassiano Cavalcanti - diretor de pré-vendas da
BioCatch na América Latina
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