Estudo realizado por Mercado Ads - unidade de negócios de publicidade do Mercado Livre - revela que 90% dos entrevistados farão alguma compra online para comprar presentes de Natal
Levantamento feito por Mercado Ads, unidade de
negócios de publicidade do Mercado Livre, apontou uma alta expectativa de buscas
entre datas especiais. Em 2021, a Black Friday, por exemplo, aqueceu a
temporada de compras e 54% dos compradores nesse período voltaram ao Mercado
Livre no Natal. Para este ano, 90% dos entrevistados farão alguma compra online
para presentear em dezembro.
A pesquisa, encomendada pelo Mercado Livre ao Instituto Ipsos, realizada no mês
de agosto, revela que a busca online faz parte da maioria das jornadas de
compra que ocorrem com antecedência, iniciando antes mesmo da Black Friday. Os
sites de e-commerce são os preferidos para começar a procurar pelos presentes
de final de ano. Dos respondentes, 94% farão alguma busca online para
presentear no Natal.
O Mercado Livre tem a maior audiência entre os e-commerces, com mais de 88,3
milhões de usuários únicos e 36 compras por segundo em sua plataforma. De
acordo com dados internos, 53% dos brasileiros declararam que já trocaram de
marca porque foram impactados por um anúncio no Mercado Livre.
“Por isso, é tão recomendável fazer comunicações consistentes com as soluções
de anúncio de Mercado Ads. Product Ads, por exemplo, ajuda a destacar os
produtos nas posições 1 e 2 dos resultados de busca, e nas páginas de produto
próprias e dos concorrentes. Além disso, impulsiona resultados de vendas – quem
atuou com Product Ads em dezembro de 2021 atraiu 21% mais novos compradores em
relação aos três meses anteriores ao Natal, e cresceu em faturamento 2 vezes
mais em comparação a quem não atuou com a ferramenta para alavancar seus
anúncios.”, avalia Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads.
Planejamento
De acordo com dados internos do Mercado Livre, 56% dos compradores pesquisam
com mais de três semanas de antecedência as compras de dezembro. O levantamento
também mostra que as pessoas compram para presentear os outros e a si mesmas.
Do total, 56% afirmaram que vão comprar presentes para amigos e familiares, 54%
comprarão produtos de uso pessoal que farão parte das festas de fim de ano e
férias de verão, 51% terão como foco alimentos e bebidas para as festas de
dezembro e 45% farão compras para casa com a intenção de receber amigos e
familiares para as festividades.
Outro dado relevante aponta que o Natal estimula compradores a fazerem mais
pedidos no mês de dezembro em relação aos três meses anteriores do ano. O
levantamento também aponta que há um crescimento no número de vezes em que um
usuário compra no Mercado Livre para a data: 1 pedido (+6%), 2 pedidos (+10%),
3 pedidos (+12%), 4 pedidos (+14%) e 5 ou mais pedidos (+20%). E os três
fatores que mais influenciam os compradores na hora de tomar uma decisão de
compra no Mercado Livre anúncios com informação detalhada do produto (52%),
desconto atrativo (47%) e anúncios que mostram um produto que é relevante para
o consumidor (38%).
Campanha de Natal
Com a chegada do final do ano, além das festas, compromissos e o clima natalino
que surge naturalmente em dezembro, este 2022 tem um ingrediente especial: um
mundial de futebol acontecendo no mesmo período, o que adiciona ainda mais
emoção na vida dos consumidores. Afinal, entre o campeonato e o Natal restarão
apenas seis dias. Com tanta agitação, o Mercado Livre mostra que é o destino
ideal para as compras que precisam ser feitas em tão curto espaço de tempo em
sua campanha regional “Tudo o que você precisa a tempo do Natal”. A ação também
destaca os atributos funcionais da marca como entrega rápida e o maior
sortimento da América Latina, bem como ofertas com até 60% de desconto ao longo
do mês.
Com o mote “O futuro começa pelo presente”, o Mercado Livre também está com uma
campanha de Natal que busca incentivar a compra de presentes mais sustentáveis
neste final de ano, conectando consumidores com marcas que geram impactos
socioambientais positivos. As sugestões estão reunidas na seção de produtos
sustentáveis da plataforma que, até o dia 25 de dezembro, oferece descontos
de até 40% nos mais diversos itens, como roupas, cosméticos,
alimentos orgânicos, produtos reutilizáveis ou até mesmo feitos por
empreendimentos sociais da Amazônia.
Fonte: estudo realizado pela IPSOS - Exclusivo para
o Mercado Livre - Campo Agosto 2022
Mercado Ads
Nenhum comentário:
Postar um comentário