Os estabelecimentos comerciais são locais que costumam ter grande movimentação de pessoas, principalmente durante as comemorações de final de ano. Segundo o mercado varejista, estima-se um aumento de 2,1% nas vendas deste Natal, em comparação com os números do ano anterior.
Por causa da emenda do período da Black Friday com
o da liberação do 13º salário, da Copa do Mundo e das festas de fim de ano, o
comércio varejista está com boas expectativas em relação ao último mês do ano,
que pode ser marcado pelo retorno das vendas ao mesmo nível do período
pré-pandemia.
Conforme citado acima, a circulação de pessoas aumenta nessa época e, por esse motivo, as lojas precisam estar atentas aos produtos que mais atraem o interesse do público para planejar as melhores estratégias de venda. Mais do que isso, devem ter cuidado redobrado para assegurar o patrimônio, as equipes e os clientes por meio do investimento em soluções que garantam uma experiência agradável e segura de compra. Veja abaixo:
Controle de filas no estabelecimento: tem a capacidade
de mapear uma determinada área e identificar filas que podem ser diminuídas ao
enviar mais colaboradores para os caixas. Aliás, essa ação garante maior
satisfação dos clientes, refletindo também em confiabilidade e
fidelização.
Mapeamento de calor: os varejistas geralmente querem
saber quais produtos interessam e quais são os itens promocionais que atraem o
público. Por meio da tecnologia de mapeamento térmico, é possível
ver um mapa codificado por cores que indicam a quantidade de tempo que os
clientes passam em áreas específicas da loja. Isso revela quais são os pontos
mais visitados, bem como quantas pessoas realmente compram um produto
específico em comparação com aquelas que decidem pegá-lo enquanto andam de
maneira despretensiosa.
Análise de humor: mensurar os resultados de propagandas no ponto de venda sempre foi um enorme desafio. Por isso, novas tecnologias estão surgindo com a capacidade de “medir o humor das pessoas” ao avistar um anúncio e, principalmente, de identificar a satisfação do cliente com o produto de maneira mais assertiva.
Vídeo analítico: tecnologia capaz de reconhecer imagens e movimentos específicos por meio
de algoritmos desenvolvidos para auxiliar o monitoramento. Também pode ser
projetado para emitir alertas em tempo real quando detectar situações fora da
normalidade, como: fogo, fumaça, aglomeração de pessoas, acessos não
autorizados, pessoas correndo no local, invasão de perímetro, entre
outros.
Desse modo, a segurança
patrimonial é otimizada, pois as ações que podem passar despercebidas
são identificadas pelo software e sinalizadas aos operadores,
para que possam verificar as imagens, quando necessário, a fim de tomar
decisões mais ágeis e assertivas.
Segurança termográfica: a aferição de temperatura tornou-se primordial no período da pandemia
e, por mais que a situação não esteja grave como antes, ainda há o risco de
ocorrer picos de transmissão em razão das variantes. Sendo assim, é fundamental
aumentar a segurança sanitária no local, o que é possível por meio da
integração do vídeo analítico com as câmeras
termográficas, que medem a temperatura automaticamente e a distância em
várias pessoas ao mesmo tempo. Consequentemente, essa atividade
automatizada elimina a obrigatoriedade de dedicar um profissional especificamente
para essa função.
Caso seja detectada uma temperatura acima do
normal, a tecnologia emitirá um alarme para que o funcionário da área de
monitoramento analise a situação e tome providências.
Tendo em vista as soluções citadas acima,
conclui-se que um sistema completo de videomonitoramento é primordial para
ampliar a assertividade na satisfação de compra do cliente e promover uma
experiência mais segura, com maior suporte aos operadores de segurança na
fiscalização dos ambientes. O benefício será a diminuição do risco de prejuízos
e, consequentemente, do estresse tanto para os donos e funcionários dos
estabelecimentos quanto para o público consumidor.
Rodrigo Chaves - engenheiro de pré-vendas da Seal
Telecom
Nenhum comentário:
Postar um comentário