Pesquisar no Blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Aperfeiçoar os processos de segurança dos estabelecimentos no fim do ano é fundamental para melhorar estratégias de venda

Os estabelecimentos comerciais são locais que costumam ter grande movimentação de pessoas, principalmente durante as comemorações de final de ano. Segundo o mercado varejista, estima-se um aumento de 2,1% nas vendas deste Natal, em comparação com os números do ano anterior. 

Por causa da emenda do período da Black Friday com o da liberação do 13º salário, da Copa do Mundo e das festas de fim de ano, o comércio varejista está com boas expectativas em relação ao último mês do ano, que pode ser marcado pelo retorno das vendas ao mesmo nível do período pré-pandemia.

Conforme citado acima, a circulação de pessoas aumenta nessa época e, por esse motivo, as lojas precisam estar atentas aos produtos que mais atraem o interesse do público para planejar as melhores estratégias de venda. Mais do que isso, devem ter cuidado redobrado para assegurar o patrimônio, as equipes e os clientes por meio do investimento em soluções que garantam uma experiência agradável e segura de compra. Veja abaixo:



Controle de filas no estabelecimento: tem a capacidade de mapear uma determinada área e identificar filas que podem ser diminuídas ao enviar mais colaboradores para os caixas. Aliás, essa ação garante maior satisfação dos clientes, refletindo também em confiabilidade e fidelização. 

Mapeamento de calor: os varejistas geralmente querem saber quais produtos interessam e quais são os itens promocionais que atraem o público. Por meio da tecnologia de mapeamento térmico, é possível ver um mapa codificado por cores que indicam a quantidade de tempo que os clientes passam em áreas específicas da loja. Isso revela quais são os pontos mais visitados, bem como quantas pessoas realmente compram um produto específico em comparação com aquelas que decidem pegá-lo enquanto andam de maneira despretensiosa.

Análise de humor: mensurar os resultados de propagandas no ponto de venda sempre foi um enorme desafio.  Por isso, novas tecnologias estão surgindo com a capacidade de “medir o humor das pessoas” ao avistar um anúncio e, principalmente,  de identificar a satisfação do cliente com o produto de maneira mais assertiva.

Vídeo analítico: tecnologia capaz de reconhecer imagens e movimentos específicos por meio de algoritmos desenvolvidos para auxiliar o monitoramento. Também pode ser projetado para emitir alertas em tempo real quando detectar situações fora da normalidade, como: fogo, fumaça, aglomeração de pessoas, acessos não autorizados, pessoas correndo no local, invasão de perímetro, entre outros. 

Desse modo, a segurança patrimonial é otimizada, pois as ações que podem  passar despercebidas são identificadas pelo software e sinalizadas aos operadores, para que possam verificar as imagens, quando necessário, a fim de tomar decisões mais ágeis e assertivas. 

Segurança termográfica: a aferição de temperatura tornou-se primordial no período da pandemia e, por mais que a situação não esteja grave como antes, ainda há o risco de ocorrer picos de transmissão em razão das variantes. Sendo assim, é fundamental aumentar a segurança sanitária no local, o que é possível por meio da integração do vídeo analítico com as câmeras termográficas, que medem a temperatura automaticamente e a distância em várias pessoas ao mesmo tempo. Consequentemente, essa atividade automatizada  elimina a obrigatoriedade de dedicar um profissional especificamente para essa função. 

Caso seja detectada uma temperatura acima do normal, a tecnologia emitirá um alarme para que o funcionário da área de monitoramento analise a situação e tome providências.

Tendo em vista as soluções citadas acima, conclui-se que um sistema completo de videomonitoramento é primordial para ampliar a  assertividade na satisfação de compra do cliente e promover uma experiência mais segura, com maior suporte aos operadores de segurança na fiscalização dos ambientes. O benefício será a diminuição do risco de prejuízos e, consequentemente, do estresse tanto para os donos e funcionários dos estabelecimentos quanto para o público consumidor.

 

Rodrigo Chaves - engenheiro de pré-vendas da Seal Telecom


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados