Procura
por cursos diferentes do modelo tradicional de ensino têm criado novas
tendências de consumo entre consumidores
O setor de serviços tem apresentado constante
crescimento nos últimos meses. Somente de maio a setembro deste ano, o ganho
acumulado chegou a 4,9%, impulsionados pelos segmentos de informação e
comunicação, de acordo com o IBGE. Gabriel Rockenbach, CMO do Greenn, acredita
que os produtos digitais ocuparam um espaço importante nesse setor,
especialmente com o avanço das aulas virtuais na pandemia, um cenário
consolidado que não sofrerá alterações em 2023.
“O mercado de produtos digitais cresceu muito e
possibilita que mais pessoas entrem neste campo, seja para produzir ou consumir
os conteúdos. Claro que algumas segmentações se destacam mais que outras, mas
hoje é possível encontrar quase todo tipo de tema em uma plataforma de produtos
digitais”, explica Gabriel.
Em 2020, o mercado de infoprodutos faturou mais de
160 bilhões de dólares no mundo, de acordo com a consultoria de mercado
Valuates Reports. A estimativa é que, até 2027, esse mercado cresça até atingir
um faturamento global de 241 bilhões de dólares, com um crescimento médio de
5,9% ao ano.
Abaixo, confira alguns segmentos que vão se
destacar no mercado de produtos digitais em 2023:
- Profissionalização
A necessidade ou desejo de se profissionalizar e de
aprender uma nova habilidade para se destacar no mercado de trabalho atrai
muitas pessoas para cursos que são direcionados para especificidades de
diversas áreas. Entre os pontos que mais atraem interessados estão: menores
preços em relação a cursos tradicionais e a praticidade de se aprender de
qualquer lugar, por meio de diversos dispositivos.
- Saúde
A preocupação com a saúde tornou-se ainda maior com
o período pandêmico, tanto física e principalmente a mental. Segundo pesquisa
da Global Health Service Monitor, realizada em 34 países, a preocupação do
brasileiro com a saúde mental quase triplicou em 4 anos.
Cursos com dicas para cuidar da saúde física e
mental também passaram a ser uma tendência entre aqueles que estão nas
plataformas de produtos digitais.
- Emagrecimento
A obesidade e o sobrepeso cada vez mais se tornam
uma preocupação da sociedade brasileira. Segundo dados da Pesquisa Nacional de
Saúde, mais da metade dos adultos no Brasil (60,3%) apresentam excesso de peso.
Cursos com programação de treinos, exercícios para
realizar em casa, programas de emagrecimento a partir de dietas possibilitam
que as pessoas gastem menos e possam também iniciar uma vida mais saudável, ou
mesmo ter instrução profissional para realizar treinos.
- Relacionamento
e relações pessoais
Muitos relacionamentos e relações pessoais passaram
por transformações drásticas, a partir das mudanças vividas pela sociedade como
um todo com a pandemia. Chamadas de vídeo, encontros virtuais e mensagens
instantâneas passaram a ser tópicos obrigatórios nas relações pessoais e também
profissionais.
Com este cenário, muitas pessoas procuraram nos
infoprodutos, profissionais que pudessem auxiliar na questão, obtendo dicas e
exercícios para melhorar relações pessoais, relacionamentos e até mesmo
relações no ambiente de trabalho.
- Setor
pet
O setor pet é um dos que mais crescem no Brasil. O
país possui hoje cerca de 149,6 milhões de animais domésticos, segundo o censo
do Instituto Pet Brasil, ou seja, quase 70% da população brasileira tem um pet
em casa ou conhece alguém que tem um animal de estimação.
Em 2021, o mercado faturou cerca de R$ 51,7 bilhões
e o IPB estima um crescimento de 14,7% em 2022, saltando para 59,2 bilhões.
Assim, o interesse por cursos e dicas desta área se tornaram ainda mais
procurados por tutores que buscam os melhores produtos, locais e alimentos para
cuidar de seu pet.
Greenn
https://www.greenn.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário