Há 30
anos, primeiro SMS revolucionou maneira de mandar mensagens
Gerd Altmann / Pixabay
Pesquisa da
Infobip que revelou hábitos dos brasileiros ao usarem o SMS e outras mensagens
de texto - 44% dos entrevistados afirmam já terem enviado mensagens SMS focadas
em pedir ajuda em situações de emergências pessoais
Há 30 anos, era enviado o primeiro SMS no mundo,
forma de comunicação que revolucionou a comunicação global. Para celebrar a
data, a Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel na nuvem, fez uma
pesquisa para entender melhor como os brasileiros usam o SMS e outras mensagens
de texto em seu dia a dia.
De acordo com os dados da pesquisa, 41,7% dos
brasileiros entrevistados preferem se comunicar via SMS do que por ligação
telefônica. Quando o assunto é velocidade para abrir um SMS recebido, 47,6% dos
entrevistados afirmaram que levam de 1 a 5 minutos para abrirem uma mensagem de
texto recebida em seus celulares, enquanto 33,3% afirmaram que imediatamente
abrem uma mensagem de texto ao recebê-la.
Quando perguntados sobre o motivo pelo o qual mais
enviam mensagens SMS, mais de 42,1% afirmaram já terem enviado SMS recomendando
e/ou indicando algo para alguém, 44% afirmaram já terem enviado mensagens SMS
focadas em pedir ajuda em situações de emergências pessoais e mais de 57% dos
entrevistados afirmaram já terem enviado SMS sobre outros assuntos, inclusive,
terminando relacionamentos com companheiros (as).
Ao serem perguntados sobre o futuro do SMS, outro
dado interessante revelado pela pesquisa da Infobip foi o de que 26,2% das
pessoas acreditam que os SMS conseguirão eliminar futuramente a necessidade de
ligações telefônicas.
Ivan Ostojic, Chief Business Officer da Infobip,
explica que, esses dados são relevantes principalmente para empresas que querem
entender o que o público prefere ao se comunicar, em busca de construir
experiências significativas e conectadas em todas as etapas da jornada do
cliente. “A Infobip sabe que a comunicação está cada vez mais na palma da mão
do consumidor e que as mensagens SMS têm grande importância nesse processo. Na
Infobip, oferecemos a solução de SMS para empresas de diversos setores de
negócios que buscam se comunicar de maneira rápida e eficiente com seus
clientes, contribuindo diariamente para que a experiência deles seja a melhor
possível, em toda a sua jornada. Celebrar 30 anos da data em que o primeiro SMS
foi enviado é motivo de alegria e orgulho para nós”, afirma Ivan.
Mensagens de texto são as queridinhas
dos brasileiros
Mensagens de texto e SMS são parte essencial e
indispensável no cotidiano brasileiro: 90% das pessoas pesquisadas revelaram
que mandam e recebem mensagens de texto diversas vezes ao dia, mas o que
realmente chama atenção é o número de mensagens trocadas: 46,4% recebem entre
25 e 100 mensagens de texto por dia, e 40% afirmam enviar esse mesmo número de
mensagens diariamente.
Outro dado curioso revelado pela pesquisa é
referente à velocidade de resposta, que varia conforme quem vai receber a
mensagem. A maioria das pessoas, 38,9%, preferem responder às mensagens de
texto dos amigos imediatamente, e 32,5% afirmaram que responderiam
imediatamente uma mensagem de texto para seus pais. Já por último na lista de
prioridades dos entrevistados estão interesses amorosos (17,5%) - os famosos
crushes, e colegas de trabalho (11,1%).
Áudios e emojis: sucesso entre
brasileiros
Sobre os hábitos específicos dos brasileiros, a
pesquisa da Infobip também revelou que somos bastante amigáveis em mensagens de
textos: além de falar mais com (e responder mais rápido) amigos, 54,8% dos
respondentes preferem usar emojis em suas mensagens SMS e mais de 40% dizem que
não poderiam viver sem a opção de mensagens de voz/áudio dentro das mensagens
de texto.
O que a pesquisa revela, comenta Ivan Ostojic, é
que com o crescimento constante do envio das mensagens de textos, é cada vez
mais importante a elaboração e o desenvolvimento dos processos da comunicação
integrada. “A digitalização e o crescimento do uso das mensagens de texto vão
continuar acontecendo e, por isso, procuramos atender ao que o cliente quer
para oferecermos a melhor experiência possível a ele”, finaliza o Chief
Business Officer da Infobip.
Metodologia
A pesquisa foi realizada pela Infobip com 250
brasileiros para investigar suas preferências quanto ao uso do celular para se
comunicar, principalmente no que diz respeito a SMS’s, aplicativos de mensagens
de texto e chamadas de voz. A pesquisa foi realizada por meio de um painel
online em novembro de 2022.
Infobip - plataforma global de comunicação em nuvem
que permite às empresas construir experiências conectadas em todas as etapas da
jornada do cliente.
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