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sexta-feira, 22 de julho de 2022

MANTER A AUTOESTIMA EM EQUILIBRIO MELHORA A PERFORMANCE DO COLABORADOR NA EMPRESA

 Especialista em treinamentos corporativos, o master coach Jean Patrick alerta para o risco de depressão, ansiedade e baixa produtividade nas empresas devido às baixas autoestimas dos colaboradores

 

A autoestima dos colaboradores impacta diretamente as suas produtividades e performances nas empresas. Por conta de sua relevância, o tema tem sido cada vez mais debatido quando se fala de saúde mental no universo corporativo. 

Atualmente o tópico tomou grandes proporções, por conta da pandemia, que provocou um aumento global de 25% nos casos de ansiedade e depressão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa porcentagem colocou o Brasil entre os 11 países com o maior número de casos de depressão no mundo, segundo uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP). Conforme o estudo, o país é o que mais possui casos de ansiedade, apontados por 63% dos entrevistados, e depressão, por 59%. 

Por outro lado, manter uma equipe 100% satisfeita e motivada tem sido um dos maiores desafios. E a motivação é um dos elementos fundamentais para aumentar a autoestima das pessoas. “A melhora da autoestima se reflete no ambiente de trabalho, não só no aumento da produtividade, mas nas práticas inovadoras”, alerta Jean Patrick, master coach, CEO e founder head coach do Instituto Jean Patrick.

Ele observa que, na maioria das vezes, os casos de ansiedade e de depressão foram motivados pelas dificuldades de adaptações das pessoas às novas formas de trabalho e à vida pessoal. Essas, quando não superadas, causam danos à autoestima dos colaboradores, que diminuem a sua produtividade e desempenho.

Para que um profissional tenha uma boa performance na empresa, é fundamental que esteja com a sua autoestima em equilíbrio, já que o trabalho é uma atividade que exige diariamente, entre outras coisas, uma boa saúde mental e emocional. 

A psicologia define a autoestima como a sensação de valor que uma pessoa tem a respeito de si mesma. Na visão de administração de Abraham Maslow, é vista como uma das necessidades básicas humanas. Independente de suas diferentes formas e visões, quem possui autoestima elevada acredita em sua capacidade e, por isso, produz melhores resultados, tanto em sua vida pessoal como na profissional. Em paralelo, mantém uma saúde equilibrada e bons relacionamentos. 

“Quando falamos em autoestima dos colaboradores é preciso pensar no papel do gestor do RH. Ele precisa criar formas estratégicas para trabalhar as potencialidades de cada funcionário. O departamento deve habilitar os profissionais a interagirem dinamicamente com os processos produtivos e pessoais de acordo com as personalidades de cada um”, recomenda Jean Patrick, que tem sido contratado por muitas empresas para trabalhar as autoestimas dos funcionários com o objetivo de melhorar as suas relações no mundo corporativo.

 

Jean Patrick - profissional com ampla especialização na área, com certificado em treinamento comportamental e internacionais na área de Master Coach e Master Practitioner em PNL, MBA em gestão empresarial, além de atuar como palestrante internacional e ser autor de dois livros.
 

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