Pesquisar no Blog

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Especialista explica como a terapia de casal pode diminuir conflitos


Casais que procuram pela técnica podem serem mais compreensivos, respeitosos e responsáveis afetivamente
  


A terapia de casal, modalidade clínica de atendimento psicológico, busca promover uma melhor qualidade de vida e dinâmica conjugal. Com o intuito de auxiliar na resolução de conflitos e abrir espaço para uma comunicação mais assertiva, o serviço procura alinhar as expectativas que cada um tem sobre seu cônjuge.

Segundo a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da UNINASSAU Paulista, Márcia Karine, o psicólogo vai ser um intermediador do casal, a fim de ampliar o diálogo entre eles. "Todo relacionamento possui problemas, afinal, cada pessoa tem sua forma de pensar, agir e sentir. A comunhão a dois é complexa, mas é necessário reconhecer as dificuldades e procurar uma ajuda profissional", explica.  

Entre os principais motivos que levam os casais a buscarem a terapia estão a tentativa de melhorar a comunicação, equilibrar as diferenças individuais, identificar metas e objetivos em comum, entender as necessidades do outro, desenvolver estratégias para fortalecer a relação e superar uma traição. "O número de divórcios tem aumentado, principalmente pós-pandemia. Uma relação que não possui paciência, diálogo e atenção pode facilmente ser desgastada com o tempo", comenta.  

Conforme a coordenadora, o psicólogo será o facilitador da conversa e quem vai direcionar o casal para sair do ciclo de desentendimentos e frustrações, mostrando que a solução para os problemas pode ser mais simples. "O profissional irá atuar com neutralidade e ética, para que nenhum dos pacientes se sintam ameaçados ou julgados por conta das suas ações e pensamentos", finaliza.  

A terapia à dois é recomendada quando há conflitos no relacionamento conjugal e os envolvidos não conseguem administrar e superar os problemas sozinhos. Assim, acabam prejudicando o bem-estar de cada um.

 

Izabelly Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados