Criados por associações do setor produtivo e de varejo de alimentos e bebidas, site e canais na mídia social explicam de forma didática as mudanças na rotulagem nutricional que entram em vigor em outubro e pretendem tornar as escolhas alimentares mais conscientes
A plataforma digital será lançada no
Dia Mundial da Saúde como forma de enfatizar a importância da educação
alimentar para a adoção de dietas mais equilibradas
A partir do próximo dia 07, Dia Mundial
da Saúde, os consumidores brasileiros terão acesso a uma plataforma digital
educativa dedicada a explicar como ler e compreender as informações que constam
dos rótulos dos alimentos. O Olho na Lupa, composto pelo website Olho na Lupa
e perfis nas redes sociais, é uma iniciativa de 11 associações que representam
a indústria e o varejo de alimentos e bebidas.
O projeto foi motivado pelas alterações
na rotulagem dos alimentos, que entram em vigor no próximo mês de outubro. A
nova rotulagem nutricional brasileira é resultado de um amplo processo de
debates conduzido pela Anvisa, que envolveu diversos atores da sociedade.
A principal inovação é a rotulagem
nutricional frontal, que vai destacar, na parte da frente das embalagens, com o
desenho de uma lupa, a eventual presença de altos teores de sódio, açúcares
adicionados e gordura saturada.
A tabela de informação nutricional, que
fica na parte de trás das embalagens, também trará mudanças, e não apenas no
visual, que ganha mais destaque. Na nova versão, passará a indicar o número de
porções por embalagem, além das informações já existentes como a porção de
referência de consumo (em gramas ou mililitros) e seu equivalente em medida
caseira (colher, xícara etc.).
“É uma satisfação lançar esse projeto
no Dia Mundial da Saúde, porque a indústria de alimentos está comprometida em
promover ações educativas. Nosso objetivo é ajudar as pessoas na leitura e
compreensão dos rótulos, para que possam fazer suas escolhas alimentares com
autonomia, consciência e liberdade”, diz João Dornellas, presidente executivo
da ABIA - Associação Brasileira da Indústria de Alimentos.
"A indústria quer que o consumidor
esteja cada vez mais bem informado e acreditamos que o novo modelo de rotulagem
caminha nessa direção. Desta forma, a plataforma Olho na Lupa vem para
contribuir com ainda mais informação, de forma clara e didática, para auxiliar
nas escolhas dos alimentos e bebidas prezando por uma dieta equilibrada de
acordo com as opções individuais", reforça Victor Bicca, presidente da
ABIR - Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não
Alcoólicas.
"O Olho na Lupa é uma iniciativa
da indústria brasileira voltada para aquele que mais importa, o consumidor,
aquele que confia nos nossos produtos e precisa estar informado para exercer
sempre a liberdade de escolher o que é melhor para si", defende Pablo
Silva Cesário, gerente executivo de Relações com o Poder Executivo da CNI -
Confederação Nacional da Indústria.
“Este projeto representa o apoio da
indústria à adoção do novo modelo de rotulagem nutricional que possibilitará
decisões mais conscientes por parte dos consumidores, na busca de uma alimentação
segura e de qualidade. Apoiar esta ação educacional é papel estratégico da
ABIAD - como representante do setor de alimentos para fins especiais - e
essencial para disponibilizar informações de qualidade à população brasileira”,
acrescenta Vinicius Pedote, presidente da ABIAD - Associação Brasileira da
Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres.
“Os rótulos servem como um veículo de
comunicação entre o consumidor e o alimento. O ‘Olho na Lupa’ irá auxiliar e
orientar a população a fazer escolhas conscientes, além de ressaltar o direito
básico à informação adequada e clara”, afirma Claudio Zanão, presidente
executivo da ABIMAPI - Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos,
Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados.
As novas regras são aplicáveis a todos
os alimentos embalados na ausência dos consumidores, incluindo bebidas,
ingredientes e aditivos alimentares destinados ao processamento industrial ou
aos serviços de alimentação. Em outubro, a legislação começa a valer para novos
produtos que chegarem ao mercado. Mais informações podem ser acessadas no site
oficial da Anvisa.
Olho na Lupa
Site Olho na Lupa
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