Entenda como as emoções e a memória adquirida têm alguma relação!
Toda memória adquirida durante a vida
está diretamente conectada com o nosso estado emocional.
Por exemplo, você se lembra com detalhes de quando caiu seu primeiro dente de
leite? Do seu primeiro dia de aula? Do que estava fazendo no dia 11 de setembro
de 2001? Se a resposta para essas perguntas for sim, a neurociência explica: é
que seu sistema límbico (área das emoções no cérebro) selecionou emoções
importantes relacionadas àqueles momentos, influenciando seu hipocampo
(sede das memórias), que seleciona o que tem valor para ser guardado ou não.
Ou seja, as emoções são responsáveis por
facilitar o acesso às lembranças. Mas é preciso ter
cuidado, pois emoções negativas como medo, estresse e ansiedade também formam
memórias e, quando associadas ao aprendizado, por exemplo, o aluno pode
apresentar dificuldade e esquecer o que aprendeu logo depois da aula.
Essa relação entre emoções e
memórias pode comprometer as habilidades socioemocionais e cognitivas das
crianças e adolescentes. Mas
é importante destacar que essa relação pode ser trabalhada dentro das escolas,
contribuindo para um melhor rendimento das crianças e adolescentes.
Fortalecendo as funções
cognitivas e habilidades socioemocionais
Aprimorar a concentração, a
produtividade e o raciocínio consiste em melhorar a forma que pensamos, agimos,
compreendemos e nos relacionamos com o ambiente em que estamos inseridos. A
cognição é a base da inteligência, e precisa de cuidados e estímulos diários
para se manter saudável.
Para melhorar nossas competências em
relação à atenção, memória (verbal e espacial), linguagem, inteligência, humor,
entre outras, é importante desenvolver hábitos
saudáveis, como dormir bem, manter uma alimentação equilibrada e praticar
atividades físicas. Outras atividades, como a prática do Soroban e o
desenvolvimento do cálculo mental, são exercícios mentais que ajudam a manter o
cérebro ativo e melhorar as funções cognitivas do organismo.
Habilidades socioemocionais,
como socialização, planejamento, inteligência emocional, cooperação e
autocontrole, também podem ser desenvolvidas por meio de atividades lúdicas.
Hoje, 90% das competências desejadas pelo mercado de trabalho são
socioemocionais, voltadas a cooperação e empatia.
O conhecimento acerca dessas habilidades
socioemocionais, também conhecidas como soft
skills, é ampliado por meio de exercícios
e atividades que desenvolvem o pensamento crítico, social, científico e
político e englobam a resolução de desafios com criatividade e
responsabilidade. Além disso, o fortalecimento das habilidades sociemocionais
expandem o repertório cultural, promovem comunicação e incentivam o
autoconhecimento e o autocuidado. A prática de jogos de tabuleiro cooperativos
ajuda a desenvolver as competências socioemocionais.
Super Cérebro
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