Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Saiba quais os benefícios do ômega 3, a gordura boa para a memória

Nutricionista explica sobre ações benéficas do nutriente e indica em quais alimentos ele pode ser encontrado

 

Conhecido como óleo de peixe, o ômega 3 é um tipo de gordura saudável que possui ação anti-inflamatória, auxiliando no controle dos níveis de colesterol, glicemia e prevenção de doenças cardiovasculares e cerebrais. O Ministério da Saúde o considera como alimento funcional, pois oferece vários benefícios devido ao valor nutritivo da sua composição química. Apesar de ser muito importante para o corpo, o organismo não consegue produzir esse ácido graxo. Por isso, é necessária sua obtenção por meio da alimentação. 

O nutricionista e professor da UNINASSAU Recife, André Nascimento, conta sobre as ações benéficas do nutriente, que desempenha um papel importante na redução do risco de patologias crônicas degenerativas, como câncer e diabetes. “O ômega 3 é um excelente aliado no combate à inflamação e redução dos níveis de colesterol. Por isso, é importante manter o seu consumo diário”, informa. 

O composto orgânico também evita a produção de coágulos no sangue, auxilia no tratamento da diabetes e reduz inflamações musculares causadas por atividade física, além de ajudar na saúde dos olhos, por conta do DHA, um dos seus compostos e que é responsável pela formação de imagens. O nutricionista André ainda destaca que o nutriente é importante em todas as fases da vida, sendo benéfico para todas as idades. 

Presente em peixes de águas profundas como a sardinha, salmão, cavalinha e atum, o ômega 3 também pode ser encontrado em alguns grãos como a linhaça, chia, nozes e castanhas. “Para aqueles que seguem a dieta vegetariana, a gordura pode ser encontrada na semente de chia e na de linhaça moída, elas são fontes do tipo ALA, ácido alfa-linolênico”, explica. 

A suplementação desse composto é igualmente indicada para grávidas e lactantes, assim como para aqueles que possuem deficiência do nutriente. Para manter os níveis adequados no corpo, o professor indica manter uma dieta equilibrada e consumir peixes, pelo menos, duas vezes por semana.

 

Izabella Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados