Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de abril de 2022

A importância do monitoramento cardíaco durante atividades físicas

Não é apenas quem sofre de alguma patologia cardiovascular que precisa monitorar a frequência cardíaca ao praticar exercícios físicos.  O coração é um músculo que possui como função fisiológica a contração e relaxamento - esse movimento é responsável por bombear o sangue e distribuí-lo para todo o corpo, portanto, durante a prática de exercícios físicos esse processo é intensificado pela atividade e maior necessidade de oxigenação.

Por isso, é necessário estar atento e observar se o coração está sofrendo algum tipo de sobrecarga durante o exercício, sendo assim, a melhor forma de controle é através da avaliação e monitorização da frequência cardíaca - lembrando que esses dados de frequência variam de acordo com idade, hábitos de vida e histórico de cada pessoa.

O Grupo Ultra, holding especializada em franquias de Academias e Studios Fitness, realiza o monitoramento de todos os seus alunos nos studios Spider Kick -  um studio inspirado no treinamento que o Anderson ?Spider? Silva, ex-Campeão Peso Médio do UFC, fazia para se preparar para as lutas. Ele é, inclusive, sócio da franquia. Mas não é um treino que foca só em luta. São 45 minutos de diferentes atividades que promovem alto gasto calórico e melhoram o condicionamento físico.

São três estações de atividades - uma de agilidade, onde os exercícios são de agachamento, salto, simulação de socos, pular corda, flexões e polichinelo, tudo com o peso do próprio corpo. Depois, vem a de Muay Thai, onde são trabalhados tanto chutes quanto socos. Por último, é o treino funcional, que é feito com pesos e alterna dias onde o foco são os membros inferiores e outros onde os superiores são os mais usados.

Todo mundo usa um frequencímetro e existe uma TV que mostra ao aluno em que zona ele está. Se os batimentos estão tranquilos, ele está na zona azul. Quando passa para a zona amarela, eles estão um pouco mais elevados. O ideal é manter-se na zona laranja, que é quando há a maior queima calórica.  Mas é preciso ficar atento para não ultrapassar essa zona e chegar na vermelha, que não é o ideal. No final do treino, essa TV mostra os seus resultados: quanto mais você se manteve na zona laranja, melhor foi o aproveitamento.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados