Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Os principais dilemas que brasileiros enfrentam ao se mudar para os EUA

De acordo com Daniel Toledo, advogado especialista em Direito Internacional, é preciso se preparar para lidar com contratempos antes de efetivar a mudança aos Estados Unidos


A crise e as incertezas da economia brasileira estão fazendo com que muitas pessoas tomem a decisão de deixar o país, com os Estados Unidos sendo o principal destino daqueles que escolhem sair do Brasil. No entanto, muitos enfrentam dificuldades durante sua estadia ou até mesmo antes da mudança ser confirmada.

Para Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, um dos fatores que contribuem para esse cenário é o medo. “Insistir em permanecer naquela zona de conforto, em que nada está bom, é péssimo. Deve-se ter em mente, ao contrário o que apontam as estimativas pessimistas, que as coisas podem melhorar e prosperar. E. por isso, preparar-se para a necessidade de mudança é uma das chaves para ter sucesso nessa transição entre países”, relata.

De acordo com o advogado, o brasileiro que viaja aos EUA deve estar atento a alguns possíveis desconfortos que vem pela frente. “Tanto em questões financeiras, para economizar e criar reservas, como culturais são situações que irão incomodar em algum momento. Por mais que as pessoas estudem o idioma e por isso acreditam que dominam a língua fluentemente, por experiência própria sei que as coisas não são bem assim. Muito provavelmente as crianças irão sentir essa diferença nos primeiros meses de escola, e adultos vão ter dificuldades para ler e assinar os longos contratos que serão fechados no período de mudança. Mas é preciso manter a tranquilidade, porque a adaptação vem com o tempo”, destaca.

Outro ponto que merece atenção são as questões trabalhistas para imigrantes dentro dos Estados Unidos. “Costumo dizer para as pessoas se programarem já com autorização de trabalho. O imigrante que chegar ao país sem essa autorização não pode trabalhar, impactando diretamente de forma desastrosa nas possibilidades de ganho dessa pessoa. Além disso, se alguém for pego trabalhando sem autorização de trabalho, as chances de deportação são gigantescas. Portanto, conversar com um advogado e estrutura a viagem gera mais tranquilidade logo ao chegar nos EUA”, alerta o especialista em Direito Internacional.

Toledo revela que é importante se preocupar com as regras e a legislação do estado que foi escolhido como o destino da mudança. “ Existem diversas normas, inclusive de condomínios, que não autorizam atividades que seriam comuns no Brasil, como por exemplo, churrasqueiras a carvão. Então é preciso entender como funciona a cultura local daquele estado para evitar problemas. Enquanto o visto é aguardado, o ideal é conversar com o advogado e explicar quais são as dúvidas, dificuldades, e características da família ou seja, tudo o que se imaginar que possa gerar um desconforto, e ele vai saber orientar nesse sentido”, finaliza.

 


Daniel Toledo - advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com quase 150 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos.


Advogados Associados

http://www.toledoeassociados.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados