Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Campanha contra o câncer bucal começa neste sábado (30) em Diadema

Neste sábado (30/04), Diadema lança a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal de 2022. A primeira atividade vai acontecer das 10h às 16h, no piso Palmeira, do Shopping Praça da Moça.

Na ocasião, os frequentadores do centro comercial com 40 anos ou mais poderão passar por uma avaliação clínica da boca, um procedimento simples e indolor de observação e que não requer instrumentos cirúrgicos, feito pelo profissional de saúde capacitado. Com essa avaliação é possível visualizar lesões suspeitas de malignidade ou câncer em estágios iniciais. Além do exame intraoral, os profissionais da saúde farão orientações gerais e distribuirão folhetos educativos.

Não há restrição para realização do exame e só será necessária a apresentação de um documento pessoal com foto. O objetivo é identificar precocemente lesão cancerizáveis, sensibilizar a população sobre a importância do autoexame de boca, cuidados com a higiene bucal e identificar os principais agentes causadores do câncer.

Após avaliação, casos suspeitos serão encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no Quarteirão da Saúde, para avaliação complementar. Se confirmado o câncer, o paciente será encaminhado para tratamento especializado.

De acordo com Gabriel Gonçalves Mariano, coordenador de Saúde Bucal do município, na pandemia notou-se no país houve um aumento no consumo de fumo e álcool, que são os principais fatores de risco para a doença. “A partir dessa constatação, a Coordenação da Saúde Bucal de Diadema decidiu inovar e expandir a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal que já é feita tradicionalmente duas vezes ao ano no município para outros locais. Fizemos essa parceria com o Shopping Praça da Moça para intensificar as ações de sensibilização e cuidado já que o local recebe um número grande de frequentadores aos finais de semana. E não é só isso, nosso objetivo é expandir ainda mais essas ações preventivas, que também ocorrem ao longo de todo o ano nas unidades de saúde”.


Campanha 2022

A partir da segunda-feira (4/5), a Campanha de Rastreamento será expandida para as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde segue até o dia 31 de maio, em alusão ao Dia de Combate ao Câncer Bucal e o Dia Mundial de Combate ao Fumo (31/5).

O público-alvo serão os usuários do sistema de saúde com 40 anos ou mais. Para participar da campanha não é necessário agendamento prévio.

O objetivo é intensificar as ações de prevenção e sensibilização sobre a doença, que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o quinto tumor mais frequente no sexo masculino no Brasil.

De acordo com balanço da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em 2021, entre os dias 11 de maio e 11 de junho, mais de 11 mil pessoas participaram da Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal. Em 2021, 14 casos de câncer bucal foram confirmados em Diadema. Em 2022, de janeiro a abril, foram quatro casos confirmados, sendo uma mulher e três homens.

A falta de informação sobre o câncer bucal é um dos maiores desafios da administração pública. “Muitas vezes, as pessoas têm dificuldade de perceber se há alguma lesão na boca, principalmente porque elas não têm o hábito de fazer o autoexame ou naturalizam possíveis alterações encontradas. Muitas vezes, essas pessoas só procuram atendimento odontológico mediante dor ou incômodo. Mas é importante reverter esse cenário e alertar, que em estado avançado, o câncer é mutilante e com chances menores de sucesso nos tratamentos. Por isso, essa campanha se faz necessária, pois a prevenção é sempre o melhor caminho”, afirma Célia Chaer, coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados