Levantamento do Instituto Pet Brasil aponta que 48% do mercado é movimentado por pequenas e médias empresas; Confira três motivos para investir no setor
Os cuidados com os animais de estimação aumentaram no
país. É isso o que revela o levantamento do Instituto Pet Brasil (IPB), lançado
no primeiro trimestre de 2022, que registrou alta de 27% do faturamento em 2021
de produtos, serviços e comércios no setor, atingindo R$ 51,7 bilhões. A
movimentação deste segmento também mostra um cenário otimista para o
investimento de pequenas e médias empresas na área, já que dados do IPB ainda
apontam que 48% do mercado, principalmente a parte de vendas, é impulsionado
pelos pequenos empreendedores.
Com o cenário favorável, novas empresas se destacaram no
ramo, como a Doggi, a primeira rede de franquias especializada em banho e tosa
por aplicativo do Brasil. Nascida em 2021, durante a pandemia da
Covid-19, a empresa buscou atender a necessidade de levar comodismo e
facilidade para o dia a dia dos tutores de cachorros. Segundo Rodolfo Calvo,
fundador e CPO da Doggi, o segmento precisa de diferenciais que atendam as
necessidades de quem precisa dos serviços para os animais. “A maioria dos
players desta área não disponibilizavam um aplicativo que facilitasse o
agendamento de serviços, raramente havia a opção de marcar múltiplos cuidados
no mesmo dia. E essa praticidade aliada ao bom serviço que ajudam as empresas a
se destacarem”, conta.
Com a experiência no empreendedorismo, Calvo acompanha a
expansão do mercado neste campo e por isso apostou na criação da Doggi.
Baseando-se na bagagem no ramo dos negócios que já tinha acumulado, ele
compartilha três motivos para investir na área de pets no Brasil,
confira:
Crescimento do cuidado com os animais
De acordo com União Internacional Protetora dos Animais
(UIPA), a procura por adoção de pets aumentou 400% durante os primeiros meses
da pandemia. “Essa nova demanda também gera a busca por diversos tipos de
cuidados básicos com os animais, como banho, tosa - no caso dos cachorros -,
hotéis para animais, cuidados médicos, recreativos e muitos outros serviços que
podem ajudar na saúde e no bem-estar do bichinho. Assim, com essa necessidade,
é importante pensar na ampliação de mais pontos de atendimento para eles”,
destaca.
Faturamento do setor nos últimos anos
O mercado pet no Brasil faturou, em 2020, R$ 40,8
bilhões, ocupando o 3º lugar de país que mais movimenta o setor no mundo. E
como já afirmado pelo IPB, boa parte dessa movimentação acontece a partir dos
pequenos e médios negócios, que atendem às necessidades dos animais espalhados
pelo país. Com isso, investir em produtos e serviços para a comunidade pet se
tornou um bom negócio para o empreendedor.
Oportunidades para pequenos empreendedores
A alta demanda de cuidados e serviços não são supridas
pelas grandes varejistas, desta forma, o pequeno empreendedor ganha destaque
para atender o que o animal e o seu tutor precisam. De acordo com um levantamento
do Sebrae em 2021, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no
mercado pet cresceu 46% no segundo semestre do ano passado. Só o setor de PMEs
cresceu 39% no mesmo período, alcançando 80 mil empresas pelo país. “Para quem
está começando, investir em franquias pode ser um diferencial para os
empreendedores, porque começará a trabalhar em um modelo de negócio que já
estrutura delimitadamente a forma de atuação de trabalho”, pontua.
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