Paula Tebett explica as mudanças da rede social mais acessada no Brasil
O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo e no Brasil e uma das mais acessadas. Criada por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger em 2010 atualmente é uma das redes mais promissoras para quem deseja aumentar e dar visibilidade aos seus negócios na rede social.
A rede social que permite o compartilhamento de fotos e
vídeos, bem como a integração com outros aplicativos recentemente trouxe uma
novidade. Além do feed padrão - o que classifica fotos e vídeos de acordo com
algoritmos das redes sociais - os usuários podem optar por ver as postagens
primeiro
Desde o ano de 2016, o feed apresentado pelo Instagram
funciona de acordo com o algoritmo de engajamento. Ou seja, aparece mais
conteúdo das contas com as quais você mais interage.
Porém, com uma das atualizações do aplicativo foi incluído
três formatos diferentes de feed para a escolha do usuário: "Home",
"Favoritos" e "Seguindo". "Essas atualizações já
estavam sendo aguardadas desde que foram anunciadas no final do ano passado
pelo head da Meta, Adam Mosseri.
A ideia do feed cronológico surgiu depois que pesquisas
começaram a ser divulgadas dando conta de que a plataforma poderia estar afetando
a saúde mental dos usuários", explica Paula Tebett, palestrante
internacional e especialista em redes sociais.
Segundo Paula, os desenvolvedores da rede passaram a se
empenhar em tornar o Instagram um lugar mais agradável. Além disso, a opção de
feed cronológico permite que mais publicações de contas com as quais o usuário
não interage com frequência sejam entregues, criando uma plataforma mais
democrática. Escolhendo os tipos de feed.
"Com o feed "Favoritos", o usuário escolhe um
grupo de pessoas que tem mais interesse em acompanhar, e elas aparecem no topo
de sua lista. Esse feed é ideal para quem deseja ver apenas o que amigos mais
próximos e os criadores de conteúdo que acompanha com frequência
publicam", explica Paula lembrando que de acordo com a plataforma, será
possível adicionar até 50 perfis na lista de favoritos e quem for adicionado ou
removido desse grupo, não será notificado.
"As postagens desses usuários aparecerão com uma
estrela e terão mais destaque no feed padrão, ordenado pelo algoritmo",
explica.
O modo "Home" é parecido com o que é utilizado
hoje, onde o algoritmo do Instagram ordena posts a partir daquilo que acredita
que será mais interessante para o usuário e inclui recomendações de contas que
os usuários não seguem.
"Já no "Seguindo", o Instagram retorna às
origens. Ele irá mostrar apenas as publicações das contas que o usuário segue
em ordem cronológica. Quando foi criado, em 2010, esse era o modo de
funcionamento da plataforma, onde o aplicativo mostrava as publicações das mais
recentes para as mais antigas", explica Paula.
Seis anos depois, a rede adotou o feed por engajamento. Na
época, a decisão causou controvérsia entre os usuários.
"Com a volta do feed cronológico, será possível ter
maior percepção dos algoritmos do aplicativo e ter uma experiência mais
orgânica", finaliza a especialista.
Paula Tebett - Especialista em
marketing digital, graduada em jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas
Hélio Alonso) e com MBA em marketing pela Fundação Getúlio Vargas, a profissional
vem ajudando há mais de 12 anos, empreendedores e empresas a se posicionarem da
maneira correta nas redes sociais, por meio de treinamentos, mentorias e
palestras para empresas como: Jornal O Globo, Radio Mix FM e Paradiso FM,
Faculdade FACHA, Plaza Shopping Niterói, Insetisan, H Hotel, Biosys e Kovalent,
Ri Happy Niterói, CREF (Conselho Regional de Educação Física), entre outras.
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