Pixabay |
Fortalecer a marca utilizando os sentidos é uma estratégia utilizada por grandes empresas por ser uma forma mais fácil de memorização, como as músicas, por exemplo, que nos fazem lembrar rapidamente das marcas Lead Magazine, Johnson & Johnson e do antigo programa Bom dia e Companhia. A pós graduada com MBA em Marketing e Negócios interativos, Jennifer de Paula, explicou que os trechos “já é natal na Leader, já é hora(...)”,
“banho de cabelo cacheado sempre tem um cafuné
(...)” e “40028922 é o funk do Yudi que vai dar Playstation 2” não estão fixados
em nossas mentes, há tanto tempo, a toa.
Jennifer explica que o marketing sensorial é eficaz
porque consegue atingir várias camadas. Afinal, usa os sentidos. Ela explica
que os sentidos sonoros, visuais e olfativos podem “falar” mais pela marca, do
que qualquer outra coisa.
“Na experiência visual temos os exemplos do
caminhão de Natal da coca-cola, do símbolo do jacaré da marca Lacoste, da
estrela da marca de carros Mercedes… Todo mundo conhece e o mais importante:
associa o símbolo à marca”, disse.
A especialista também deu exemplos de
experiências olfativas e de paladar. “Podemos trazer com ênfase o lançamento da
marca Bubbaloo, linha de produtos com cheiro de chiclete de tutti-frutti. Para
a experiência com o paladar posso citar a marca coca-cola, que utiliza em seu
produto, sem interferência no sabor, um aliado estratégico para trazer a
sensação de frescor e limpeza para o consumidor, o gás”, explicou.
Para Jennifer, mesmo que você nunca tenha ouvido
falar no marketing sensorial, certamente já passou por uma experiência que
utiliza dele. “Trazer essa estratégia para consolidação de sua marca é um ponto
chave para o sucesso”, finalizou.
Jennifer de Paula -
Pós Graduada com MBA em Marketing e Negócios Interativos, diretora de marketing
e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional.
Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca,
comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais
que somam milhões de seguidores nas redes sociais. A especialista é referência
no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital.
https://instagram.com/ajenniferdepaulautm_medium=copy_link
Nenhum comentário:
Postar um comentário