Não importa a área de atuação: para se manter competitivo no mercado, inovar é a peça-chave de toda e qualquer estratégia. No trabalho do consultor, aliar a inovação em sua prestação de serviços é mandatório frente às crescentes demandas no mercado – feito passível de ser conquistado com o apoio dos mais diversos avanços tecnológicos em sua rotina profissional.
A prestação de serviços de consultoria vem sendo um
investimento cada vez mais buscado por empresas dos mais diversos portes e
segmentos, visando a resolução de problemas específicos de cada departamento
interno. Um olhar abrangente e inovador de profissionais preparados é essencial
para a reorganização e reestruturação da companhia, principalmente nesta
retomada econômica após impactos severos da pandemia.
Em um estudo divulgado pela Associação Brasileira
de Consultores (ABCO), a expectativa é de que a contratação de consultorias
registre um crescimento de 83,2% nos próximos anos, usufruindo dos maiores
avanços tecnológicos na automação, otimização e alcance das metas estipuladas.
Em um cenário altamente promissor, confira as melhores estratégias de como
trazer a inovação para sua prestação de serviços:
#1 Demandas específicas: a atuação
dos consultores está cada vez mais assertiva. Ao invés de serviços
generalizados, hoje é possível atender demandas com necessidades específicas
para cada setor organizacional – auxiliando em um melhor gerenciamento dos
processos, com o apoio de ferramentas de automação e gestão interna. Essa,
inclusive, vem sendo uma demanda cada vez mais presente no mercado,
evidenciando a necessidade de preparação destes profissionais para que consigam
trazer tais resoluções direcionadas.
#2 Fast
consultoria: em contramão às demandas específicas, muitas
companhias preferem uma resolução ágil e generalizada para seu negócio, que
possa ser implementada em toda a empresa. Por isso, é importante estar
preparado para fornecer este novo modelo de pacote enxuto voltado para dores
específicas. A fast consultoria, como é conhecida, visa o fornecimento de
um mix
completo de serviços a serem aplicados em intervenções menores, com
tudo o que os gestores precisarão para resolver uma situação pontual.
#3 Canais de comunicação: manter um
relacionamento próximo e personalizado com o cliente sempre se mostrou uma
estratégia imprescindível. Por isso, é importante garantir uma comunicação e
suporte integral com a contratante de seus serviços, criando uma comunidade
ativa que permita o acompanhamento em tempo real dos processos desenvolvidos.
Muitos softwares, aplicativos e plataformas trazem uma maior clareza durante o
projeto, reunindo todas as informações em um único meio e, assim, uma
comunicação mais assertiva.
#4 Captação de clientes: saber
atrair cada vez mais clientes ao seu negócio é uma das ações mais importantes
para se destacar frente aos concorrentes. Felizmente, hoje o mercado dispõe de
inovadoras ferramentas de CRM capazes de gerenciar as campanhas realizadas para
seu público-alvo. Tudo isso, a um preço bem mais acessível do que antes,
evitando que sejam reféns de altos investimentos em prol de bons resultados.
#5 Educação corporativa: de nada
adianta implementar estratégias inovadoras no processo de consultoria, sem que
todos estejam cientes das ações que serão tomadas e sua importância. Ao iniciar
seu serviço, busque conciliá-lo com metodologias de educação corporativa, que
reforcem a necessidade da consultoria para as metas estabelecidas e, de que
forma cada um pode contribuir para este fim.
#6 Rede de parceiros: a
diversidade de ideias e visões é altamente vantajosa para qualquer processo de
inovação. Na consultoria, a premissa pode ser adotada via uma importante rede
de parceiros, permitindo o trabalho conjunto entre profissionais qualificados
para uma entrega mais assertiva frente aos objetivos desejados.
Em um cenário ainda incerto de recuperação
econômica, adotar uma nova visão estratégica de negócios é crucial para se
diferenciar e crescer no mercado. Felizmente, a inovação alinhada à
consultoria servirá de uma fundamental impulsionadora de insights
valiosos em busca de resultados cada vez melhores.
Nessa missão, a análise dos pontos fortes, pontos
fracos, ameaças e oportunidades do próprio consultor – parte da popular fórmula
SWOT – permitirá uma visão mais clara sobre a situação atual da consultoria e
quais ações adotar para alcançar as metas e objetivos profissionais, além de
imprimir ainda mais personalidade em sua própria prestação de serviço. Com
todas essas estratégias em conjunto, os consultores poderão, certamente,
incorporar cada vez mais estratégias promissoras para prosperar.
Letícia Araújo - Mestranda em Tecnologias
Emergentes em Educação e diretora da Treinar Mais, plataforma que facilita a
aplicação e gestão de treinamentos.
Treinar Mais
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