Pessoas motivadas no trabalho rendem
até 50% a mais, aponta pesquisa.Torne-se um líder de sucesso: desenvolva as suas habilidades. Freepik
Ter
colaboradores engajados com os objetivos da empresa é o sonho de qualquer
gestor. Para isso, ter uma liderança no ambiente de trabalho é essencial para
criar um ambiente mais saudável e engajador. Segundo um estudo da consultoria
Right Management feita em 15 países, pessoas motivadas no trabalho rendem até 50% mais.
O líder tem o poder de inspirar, influenciar e desenvolver
pessoas.
Um estilo de liderança impacta no clima organizacional e no comportamento dos funcionários. Mas é necessário que a formação de um líder seja qualificada para identificar a melhor forma de exercer essa função em favor da organização como um todo. Um líder que inspira confiança, desperta nas atitudes de um funcionário a mesma vontade de trabalhar para atingir, por exemplo, uma ascensão de cargo. Colaborador feliz é, em média, 31% mais produtivo e três vezes mais criativo em comparação aos outros, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Universidade da Califórnia.
Mesmo com os estilos de liderança variáveis, as habilidades devem apresentar tais competências, como: assumir responsabilidades; comunicar sua equipe; ser flexível; e saber direcionar o melhor caminho para os funcionários atingirem as metas. “O papel de um líder é de extrema importância dentro das organizações. Empresas que apoiam o papel de seus líderes e de sua equipe possuem resultados mais eficazes. Líderes que aplicam o Marketing de Incentivo no processo de trabalho possuem uma devolutiva sobre a sua performance, de forma prática e eficiente”, ressalta Rodolfo Carvalho, CEO da Incentivar, empresa de software de incentivo.
A liderança é uma peça importante para todos os níveis da empresa:
estratégico, tático e operacional. Além de tudo, os líderes representam a
própria empresa para os colaboradores, levando em consideração os aspectos de
satisfação dos mesmos e sobretudo do clima organizacional. Um líder precisa
estar à frente das decisões e se destacar pela empatia, justiça e
imparcialidade. Com foco nisso, é necessário criar ações no ambiente que
porporcionem ao funcionário o sentimento de pertencimento, a partir de
premiações, descontos em lojas parceiras, viagens e/ou ascensão de cargo.
É preciso construir relações de confiança e entender os anseios de cada profissional para que ele possa crescer na carreira. Muitas empresas entendem a importância de criar líderes para coordenar uma equipe e buscam reconhecer cada vez mais o papel de cada um deles, levando em consideração os métodos de incentivo. De acordo com uma pesquisa do Google, o termo “liderança de equipe” apresentou 75% das buscas, em 06 de março de 2022.
Pensando nisso, Rodolfo Carvalho cita
os 4 tipos de liderança para o gestor e/ou líder reconhecer as suas atribuições
e as vantagens de utilizar o Marketing de Incentivo. Confira:
1- Liderança Autocrática:
A centralização de decisões é uma de suas principais
características, onde as ordens são impostas aos funcionários. Em empresas de
grande porte, ela ainda é considerada a liderança mais utilizada. Como é usada:
É uma abordagem cabível em momentos nos quais não existe muita
inovação, e visa o cumprimento de tarefas de forma mais rápida, organizando os
times e sem existir uma participação da equipe nas decisões. Inserida em
empresas que possuem um cronograma de trabalho bem estruturado. Características:
O líder como o único tomador de decisões; pouca ou nenhuma
delegação de tarefas; impõe regras. Benefícios: Controle de fluxos; agilidade na tomada de decisão.
Aplicando o Marketing de Incentivo: O líder observa os
pontos a serem aperfeiçoados para uma melhor atuação. Exemplo: suavizar os
traços autocráticos em situações que requerem mais flexibilidade e
participações.
2- Liderança Liberal:
Essa liderança é o oposto da autocrática. O líder dá autonomia aos
colaboradores que, por sua vez, também conseguem tomar decisões. Como é
usada: Este estilo de comando é ideal para empresas que querem
desenvolver independência em seus colaboradores, sem a necessidade de uma
constante supervisão. É a descentralização do poder com a autogestão. Características:
Cria uma maturidade nas relações entre o líder e seus
liderados, onde os colaboradores exploram suas ideias durante o trabalho. Benefícios: Estimula a
criatividade; demonstra confiança no time.
Aplicando o Marketing de Incentivo: O líder com essa
característica pode se beneficiar com o apoio do aplicativo para acompanhar as
metas e ter o controle sobre os processos internos.
3- Liderança Democrática:
Uma atuação conjunta entre o líder e os funcionários. As decisões
são debatidas com os funcionários para alcançar os melhores resultados, mas a
proatividade do líder é ideal para que as coisas ocorram da melhor maneira. Como é
usada: Funciona melhor em organização focada em crescimento,
pesquisa e aquisição de talentos. Empresas que incentivam a colaboração.
Características: Liderança mais participativa e compartilhada;
mente justa; construtores de consenso; adaptativos. Benefícios: Bom clima
organizacional; valorização da equipe.
Aplicando o Marketing de Incentivo: Este líder pode usar
as premiações para destacar os colaboradores que apresentarem novas ideias e
usá-las para manter a motivação de toda a equipe.
4- Liderança Situacional:
Diante da complexidade de situações que o ambiente de trabalho
gera, este líder é capaz de entender cada grau de desafio e se adapta conforme
as circunstâncias para tomar uma decisão correta. Como é
usada: Pode ser inserida em empresas que conseguem acompanhar
as inovações tecnológicas e o ritmo frenético da globalização. Características:
Inteligência; emocional saudável; visão sistêmica do ambiente e das pessoas. Benefícios: Inteligência
emocional; visão mais estratégica.
Aplicando o Marketing de Incentivo: Por meio de uma plataforma que é referência em inteligência de dados, o líder terá um suporte para tomar as decisões cabíveis com base em resultados.
A Incentivar influencia na performance de uma
liderança e estabelece uma equipe mais engajada através dos modelos de
incentivo indicados para empresas de pequeno, médio e grande porte. São 3 tipos
de ações de Marketing de Incentivo: de prêmios (incentivar); Incentivo; e o Enterprise.
Conheça os planos, e escolha o melhor para a sua gestão e tenha uma liderança
de sucesso. Clique aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário