O país é o
principal parceiro comercial do Brasil
Segunda maior economia do mundo, a China é um dos
principais aliados comerciais do Brasil. Dessa forma, muitas empresas dependem
do país asiático para manter seus negócios em atividade e por esse motivo,
necessitam realizar parcerias comerciais com o exterior. Diante deste cenário,
torna-se fundamental localizar fornecedores na China.
Pensando nisso, a Logcomex, startup que oferece soluções Big Data
e de automação para o comércio exterior, reuniu oito dicas para auxiliar
empresários nessa tarefa. Confira a lista!
1. Participe de feiras e eventos, online e
presenciais
Feiras e eventos custam caro e tomam muito tempo.
Dessa forma, muitas empresas não utilizam essa maneira para validar e conhecer
novos fornecedores, mesmo elas sendo excelentes oportunidades para tal.
A empresa tem um contato cara a cara com o parceiro
comercial, o que não é possível com visitas individuais. Além disso, são
conhecidos mais lançamentos do mercado em primeira mão. Por conta da pandemia
de Covid-19, muitas feiras acabaram sendo adiadas, mas a tendência é que, com o
avanço da vacinação, elas retornem pouco a pouco.
Algumas das feiras da China para ficar de olho são:
- CWIEME
Xangai;
- CBD
Fair;
- Infocom
China;
- Cippe;
- CM
China Maritime.
2. Visite sites especializados e busque nas redes
sociais
Sites e redes sociais são aliados muito fortes na
hora de avaliar a reputação do exportador chinês. Quando falamos especialmente
de portais, com certeza, o mais popular é o Alibaba. Além desses, podemos
citar:
- TinyDeal;
- Gearbest;
- Light
in the box;
- TBDress;
- Dealextreme.
3. Contrate empresas brasileiras com filiais na
China
Até alguns anos atrás era difícil contratar
empresas com atuação na China, mas atualmente inúmeras já abriram suas sedes em
território chinês e estão lá para prestar o serviço de “ponte”, como as tradings.
Essa é uma grande facilidade para o importador.
4. Utilize ferramentas de Big Data
Usar dados a seu favor é algo essencial. Existem
diversas ferramentas
Big Data para o comércio
exterior que organizam informações sobre importações feitas de diversos
países, incluindo a China. Eles
ajudam a entender a reputação da empresa.
5. Saiba muito bem o que você quer importar
Crie um documento contendo todas as especificações
do produto procurado, como design, materiais e elementos químicos. A partir
disso, procure os fornecedores certos e entenda a confiabilidade deles.
6. Converse com o fornecedor e peça amostras
É importante, antes de fechar qualquer negócio,
conversar com o fornecedor e tirar as principais dúvidas. Além disso, fazer um
“teste” é importante nesse momento, já que você precisa atestar a qualidade da
mercadoria antes de fechar a compra.
7. Use técnicas de negociação com empresas chinesas
Cada país tem sua cultura e sua particularidade. Para
saber negociar com empresas chinesas, existem algumas dicas que são bem
importantes:
- Chegue
exatamente sabendo o que quer;
- Pense
no relacionamento a longo prazo;
- Não
estranhe a curiosidade.
8. Por fim, não dependa de um fornecedor único
A principal dica é: variar seus fornecedores.
Encontrar dois ou três, pelo menos, é essencial para que, em caso de
algum problema ou escassez. Além disso, você consegue negociar melhores
preços.
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