Relatório Barômetro OOH destaca bom desempenho de refrigerantes e lanches no último ano
Por todo o mundo, à medida que as
restrições vão acabando e a confiança dos
consumidores cresce, os hábitos de consumo vão gradualmente retornando ao que eram antes da pandemia
de Covid-19, mas ainda há um longo caminho a ser
percorrido. De acordo com novo relatório Barômetro OOH da Kantar, líder
global em dados, insights
e consultoria, as categorias que mais vêm se beneficiando com o retorno das
pessoas às ruas são lanches e bebidas não alcoólicas
fora de casa (OOH), que começam a mostrar rápida recuperação.
Globalmente, as vendas em valor fora do lar aumentaram pelo terceiro trimestre consecutivo no 4º trimestre de 2021, com incremento de 19%, em comparação com uma queda de 25% no mesmo período em 2020. Isso impulsionou o valor de mercado total dentro e fora do lar em 6% ano a ano, com as maiores contribuições (quase ¾) vindas do Reino Unido, Espanha, China e França.
Apesar do cenário geral positivo, ao observar a evolução dos gastos OOH nessas
categorias ao longo dos três últimos anos, percebe-se
que ela ainda é 10% menor do que era no quarto trimestre de 2019. E mesmo que a proporção
do valor total das vendas de OOH tenha
aumentado de 30% para 34%, na comparação entre os quartos
trimestres de 2020 e 2021, não atingiu o nível pré-pandêmico de 39%.
O desempenho de bebidas consumidas
fora do lar foi melhor do que o de lanches, com crescimento de 22% e 14%, respectivamente,
em 2021, no comparativo com 2020. A
recuperação tem sido mais rápida nas categorias mais dependentes das ocasiões
fora de casa, como bebidas não alcoólicas, café e sorvetes, que mais sofreram
durante o isolamento social, principalmente por não conseguirem reproduzir os
momentos de consumo fora do lar dentro de casa, como fizeram, com sucesso,
chocolates e salgadinhos.
As vendas com refrigerantes em
ocasiões fora do lar contribuíram com 49% do total do valor de mercado
In&Out, versus 42% no 4º trimestre de
2020, mas ainda abaixo dos 57% que representavam
em 2019. Enquanto isso, apesar de não terem
voltado aos níveis pré-pandemia, as categorias café e sorvete estão crescendo.
Desempenho do Fora do Lar no Brasil
No Brasil, o mais recente
estudo Consumer Insights 2021, mostra que o consumo de alimentos e bebidas fora
de casa caiu 7 pontos percentuais nos últimos três anos – em 2019, fora do lar
representava 47% do consumo total brasileiro, e em 2021 chegou a 40%. Vale
ressaltar, no entanto, que no 4º trimestre de 2021 a venda em unidades de
alimentos e bebidas fora do lar alcançou seu melhor patamar desde o 2º
trimestre de 2020.
São Paulo e Rio de Janeiro foram as
regiões mais impactadas por essas medidas, mas já apresentam um cenário de
retomada visto a partir do segundo semestre de 2021. Enquanto isso, cidades do
Nordeste e do Sul já retornaram aos patamares pré-pandemia.
Com a inflação acima de 10%, nem o
repasse de preços e nem o aumento do número de
compradores (+2,1%) foi suficiente para frear a queda em valor do consumo fora
de casa no Brasil, que ficou estável em -0,5% entre 2020 e 2021.
No curto prazo, a busca por sabor é a
principal responsável pela retomada do consumo fora de casa, tendência que vem
impulsionando as categorias de indulgência em momentos de socialização. O
consumo de balas e gomas, por exemplo, cresceu 1,9% em 2021 na comparação com
2020. Sorvetes (+1,8%), bolos (+0,8%), biscoitos (+0,8%) e hambúrgueres (+0,5%) também aparecem entre os itens mais procurados
pelos brasileiros fora do lar.
O estudo indica que incentivar a
retomada da frequência de compras fora do lar (que caiu 9,5% nesse mesmo
período) pode ser a melhor estratégia para alavancar os resultados em 2022, e
retornar a números semelhantes aos do período anterior à Covid-19.
O
relatório Barômetro contemplou entrevistados de 8 países – Reino Unido, França,
Espanha, Portugal, China, Tailândia, México e Brasil -, sendo que por aqui a
amostra contou com 2.370 indivíduos de sete regiões metropolitanas: São Paulo,
Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza e Recife.
Kantar
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