Conteúdo especial da Kantar IBOPE Media oferece visão completa sobre os gamers do País e do mundo
O Brasil é o sexto país com maior média diária de tempo de jogo entre jogadores de videogame e três dos 10 maiores negócios na história da indústria de games foram fechados nos primeiros meses de 2022. O maior destaque fica para a compra da Activision Blizzard pela Microsoft, por US$ 68,7 bilhões em janeiro.
Para entender esse cenário cada vez mais aquecido, a Kantar IBOPE Media – divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia – preparou o material “O mundo dos games”. Trata-se da edição de março do Data Stories, conteúdo temático mensal da empresa.
A proposta do relatório é
oferecer uma visão geral a respeito dos
gamers. Com ajuda da pesquisa Target Group Index Global Quick View 2021, além
de dados das ferramentas Video Streaming Report e TG.Net, a empresa descobriu
quem são eles, como se comportam e como se relacionam entre si e com outras atividades
enquanto jogam.
Potência global
Globalmente, a força dos games é nítida, uma vez que 72% dos usuários de internet jogam os títulos. E mais: esse público gasta 2h14min diariamente com a atividade.
Ao analisar os países de forma individual, o Data Stories aponta que o consumo ocorre com maior intensidade em regiões da Ásia e do Pacífico. O primeiro lugar fica com a China, onde 90% das pessoas jogam videogame e gastam 2h02min por dia com o lazer – veja aqui o Data Stories completo “O mundo dos Games”.
O Brasil também marca presença, ocupando a 15ª posição no ranking mundial. Dados apontam que 67% dos
brasileiros jogam videogame, sendo que 42% o fazem todos os dias da semana. O público gamer gasta 2h30min
diariamente com a atividade.
Hábitos nacionais
Os gamers brasileiros usam diferentes dispositivos para jogar. Os favoritos são smartphone (83%), console (47%) e computador (44%). Também é possível notar, em menor proporção, o uso de tablet (15%) e console portátil (14%).
Jogar, no entanto, não é um ato isolado. Os brasileiros costumam realizar outras atividades durante as partidas. Entre elas, destacam-se ouvir música (39%), conversar online (33%), navegar por redes sociais (30%), assistir a vídeos (22%) e pedir comida (19%).
Ainda vale ressaltar que 54%
deles afirmam que é melhor jogar com outras pessoas. Prova disso é que 62% dos
Gamers gostam de participar de jogos multiplayer online com desconhecidos
e 51% aproveitam a modalidade com amigos.
A tendência do streaming
Além de jogar, os brasileiros costumam assistir a streaming de games. Nesse contexto, a Twitch é a plataforma mais relevante. O consumo do serviço é feito majoritariamente por homens (69%) e pela faixa etária de 24 a 34 anos (38%). Os usuários também preferem acompanhar o conteúdo por computador (62%) ou smartphone (33%).
É importante destacar ainda que 27% dos jogadores no Brasil
compartilham suas próprias experiências, seja por meio de gravação do game,
seja com screenshots ou stream.
Kantar
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