Formato anywhere office permite que empresas contratem profissionais em qualquer região, e oferece uma vida mais leve, em que é possível conciliar emprego e turismo
Com o trabalho remoto, os brasileiros passaram a atuar no
formato anywhere office, unindo o emprego à possibilidade de viajar,
hospedando-se em locais com internet que possibilitem acesso às informações das
empresas. Esse comportamento foi demonstrado em uma pesquisa do Airbnb que
apontou que no ano passado, 83% dos entrevistados buscaram novos locais para
morar temporariamente. Já um levantamento realizado por uma plataforma de
buscas de hotéis e passagens aéreas mostrou que todas as categorias de
hospedagem apresentaram alta em relação a 2020: hotéis foram os preferidos no
share total de buscas, com 48%, seguidos por aluguel de temporada, com 20%,
pousadas, com 17%, resorts, com 9%, hostel, com 6% e aparthotéis, com
1%.
Paulo Chabbouh, CEO da L5 Networks, pioneira em soluções
cloud no Brasil, que cresceu 47% nos primeiros meses da pandemia - e segue
crescendo - adaptando as operações de empresas, para que seus colaboradores
pudessem trabalhar de suas casas, hotéis, casas de férias ou qualquer local que
houvesse internet. "Essa mudança de comportamento de trabalho para o
anywhere office já era esperado, por ser uma realidade em outros países muito
antes da pandemia. Aqui no Brasil, precisamos que a crise sanitária
impulsionasse a transformação digital nas empresas, mas, agora é um caminho sem
volta. A evolução vai continuar acontecendo, não há mais futuro para modelos de
trabalho engessados e os colaboradores buscam mais flexibilidade para conciliar
a vida pessoal e profissional”, analisa.
De acordo com um levantamento realizado pela Gartner,
sobre a telefonia em nuvem, há uma expectativa de que ainda neste ano 60% das
organizações passem a utilizar o serviço. “Um dos recursos mais buscados pelas
empresas é a telefonia em nuvem, possibilitando que os colaboradores tenham a
telefonia corporativa junto com qualquer colaboração diretamente no smartphone,
tablet ou notebook, facilitando a utilização e evitando que os usuários fiquem
sem sinal, já que a telefonia é fornecida através do sinal de internet. O
Callbox, da L5, além de oferecer qualidade e mobilidade aos serviços de
telefonia, também pode ser integrado diretamente às ferramentas de trabalho das
empresas como Microsoft Teams e Google for Business”, ressalta Chabbouh.
Os benefícios do anywhere office
Pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva com RHs
mostrou que das empresas que ainda estão trabalhando remotamente, 62% pretendem
continuar no modelo mesmo após a pandemia. Diante deste cenário, Geraldo
Brasil, CEO da JobHome, startup que nasceu em modelo home office em 2017,
aposta em auxiliar outras empresas a migrar seus negócios para o modelo.
“Atuamos desde nossa fundação em modelo home office,
treinando equipes para o teleatendimento de empresas diversas e esse formato
nos possibilitou empregar pessoas que antes não conseguiam vagas facilmente.
93% dos nossos colaboradores são mulheres com filhos, que antes, não tinham com
quem deixar as crianças, e agora, podem trabalhar de casa, facilitando as
logísticas do dia com os filhos”, explica Brasil.
Além do serviço de teleatendimento, a startup também
oferece o serviço de infraestrutura para empresas, fornecendo maquinário,
sistemas e treinamento para que áreas como administrativa, jurídica, recursos
humanos, entre outros, possam operar sem necessidade de estarem alocados
presencialmente nos escritórios. “Hoje somos case de excelência em operação
home office. Dos sistemas utilizados aos treinamentos conseguimos replicar
nosso modelo a outros segmentos. Temos realizado operações de infraestrutura
para muitas empresas, fornecendo máquinas, softwares e treinando as equipes
para que conquistem eficiência atuando com suas equipes em casa”, ressalta o
empresário.
Transformação digital é caminho para que o home office
seja possível
O mundo está conectado. Se antes as inovações
tecnológicas tinham espaço apenas no papel, hoje elas já são realidade. Já
conhecida em algumas empresas, a transformação digital tem se consolidado como
um feito histórico em relação à mudança de modelos de negócio, trazendo
benefícios que vão além da estrutura organizacional, chegando a patamares de
inovação, segurança de dados, qualidade de atendimento e consolidação de marcas
no mercado.
Para Vitor Amendola, CRO para a América Latina da
multinacional italiana de consultoria digital, Techedge , a transformação
digital foi essencial para que as empresas pudessem aplicar o trabalho a
distância. “A tendência de home office, que era prevista para se tornar comum
em cinco anos, se tornou um fato em todo o mundo em apenas três meses, por
conta do isolamento social. O mercado precisou se adaptar e as organizações
perceberam que também poderiam usar as soluções digitais como aliadas para
aumentar a produtividade, cuidar do bem-estar de todos e diminuir custos”,
disse Amendola.
A transformação digital já é um aliado das organizações e
deve ser encarado como um pilar da diferenciação de mercado. Com a iminência do
fim da pandemia, a mudança ocorrida nos diversos mercados e na maneira como os
clientes se relacionam com as empresas, podemos dizer que as companhias que
investem na digitalização saem muito à frente da concorrência.
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