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terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

A adaptação das crianças na Educação Infantil

Uma das  maiores dificuldades das famílias  é a adaptação da rotina no início das aulas, principalmente durante a pandemia

 

A retomada das aulas totalmente presenciais em 2022 é um período para se preparar para voltar à escola, rever os professores e os amigos. É importante que esse momento de inserção ao ambiente escolar seja planejado cuidadosamente para que as crianças se sintam seguras. O cuidado é ainda maior na Educação Infantil, que compreende o período de 0 a 5 anos de idade.  

 

As ações planejadas e propostas têm como foco amenizar e apoiar as crianças e famílias nesses momentos iniciais que causam incertezas, angústias e inseguranças, devido ao rompimento de rotina e de convivência familiar.  

 

As primeiras semanas são conhecidas como a fase de descobertas, tanto para as crianças, que estão indo para a escola pela primeira vez, quanto para os reingressos. Para quem  já frequentava a escola é uma nova adaptação: novos colegas, outra professora e espaço diferente. 

 

No Colégio Marista Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista, esse período de adaptação começou com a reunião de pais, ocorrida no modelo online, seguindo os protocolos de segurança para combate à Covid-19.

 

“As crianças da Educação Infantil farão inserção gradativa, ou seja, começam com uma ou duas horas de permanência na escola e em grupos alternados, evitando que todos cheguem no mesmo horário.  A ideia é transformar esse momento de angústia em afeto e confiança”, explica a coordenadora da Educação Infantil do Arquidiocesano, Márcia Sayoko Nanaka.

 

Segundo a docente, cada série deve planejar diferentes ações, de acordo com a particularidade e respeito de cada faixa etária. “No infantil 2, turma das crianças bem pequenas, as crianças e famílias estão recebendo a visita da professora em casa. Lembrando que é uma ação combinada com a família, se assim quiserem, com horários, dias combinados e seguindo o uso de máscaras e álcool em gel”, esclarece Márcia.

 

Este tipo de atividade minimiza a angústia das crianças e dos pais e aproxima o ambiente escolar do familiar, para que ao chegar no espaço escolar a criança já tenha uma certa familiaridade com o professor. “A ideia é que a criança se sinta segura ao encontrar o professor na escola”, afirma a coordenadora.

 

“A adaptação é um momento que está acompanhado de muitas dúvidas e preocupações, principalmente para os pais cujo filho está entrando agora na escola, pois é considerada a primeira separação da família. Acolher esses pais e as crianças nesse momento, que muitas vezes é inédito para ambos, traz um conforto para todos”, frisa Márcia Nanaka.

 

 

Colégios Maristas

 www.colegiosmaristas.com.br


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