Uma das maiores dificuldades das famílias é a adaptação da rotina no início das aulas, principalmente durante a pandemia
A
retomada das aulas totalmente presenciais em 2022 é um período para se preparar
para voltar à escola, rever os professores e os amigos. É importante que esse
momento de inserção ao ambiente escolar seja planejado cuidadosamente para que
as crianças se sintam seguras. O cuidado é ainda maior na Educação Infantil,
que compreende o período de 0 a 5 anos de idade.
As
ações planejadas e propostas têm como foco amenizar e apoiar as crianças e
famílias nesses momentos iniciais que causam incertezas, angústias e
inseguranças, devido ao rompimento de rotina e de convivência
familiar.
As
primeiras semanas são conhecidas como a fase de descobertas, tanto para as
crianças, que estão indo para a escola pela primeira vez, quanto para os
reingressos. Para quem já frequentava a escola é uma nova adaptação:
novos colegas, outra professora e espaço diferente.
No
Colégio Marista Arquidiocesano, um dos mais tradicionais da capital paulista,
esse período de adaptação começou com a reunião de pais, ocorrida no modelo
online, seguindo os protocolos de segurança para combate à Covid-19.
“As
crianças da Educação Infantil farão inserção gradativa, ou seja, começam com
uma ou duas horas de permanência na escola e em grupos alternados, evitando que
todos cheguem no mesmo horário. A ideia é transformar esse momento de
angústia em afeto e confiança”, explica a coordenadora da Educação Infantil do
Arquidiocesano, Márcia Sayoko Nanaka.
Segundo
a docente, cada série deve planejar diferentes ações, de acordo com a
particularidade e respeito de cada faixa etária. “No infantil 2, turma das
crianças bem pequenas, as crianças e famílias estão recebendo a visita da
professora em casa. Lembrando que é uma ação combinada com a família, se assim
quiserem, com horários, dias combinados e seguindo o uso de máscaras e álcool
em gel”, esclarece Márcia.
Este
tipo de atividade minimiza a angústia das crianças e dos pais e aproxima o
ambiente escolar do familiar, para que ao chegar no espaço escolar a criança já
tenha uma certa familiaridade com o professor. “A ideia é que a criança se
sinta segura ao encontrar o professor na escola”, afirma a coordenadora.
“A
adaptação é um momento que está acompanhado de muitas dúvidas e preocupações,
principalmente para os pais cujo filho está entrando agora na escola, pois é
considerada a primeira separação da família. Acolher esses pais e as crianças
nesse momento, que muitas vezes é inédito para ambos, traz um conforto para
todos”, frisa Márcia Nanaka.
Colégios Maristas
Nenhum comentário:
Postar um comentário