A educação corporativa é um dos principais pilares de todo negócio, capaz de proporcionar contribuições importantes para o desenvolvimento dos profissionais e, consequentemente, da empresa. Com os avanços tecnológicos, o que não faltam são recursos tecnológicos que possibilitam a melhor experiência de aprendizagem. Mas, muito além de ter em mãos tais mecanismos, os responsáveis por comandar estes conteúdos devem buscar metodologias de ensino que ancorem o aprendizado dos adultos, incorporando a andragogia na escolha da melhor tecnologia a ser aplicada nas soluções corporativas digitais.
Fortemente impulsionado pela pandemia, os
treinamentos online se mostraram tão promissores quanto os presenciais. Além de
proporcionar mais agilidade na difusão do conhecimento, eles permitem uma maior
abrangência de pessoas sendo treinadas ao mesmo tempo – assim como a
padronização, reprodução facilitada e atualização ágil de aulas. E, embora cada
um tenha suas próprias preferências de aprendizado, com técnicas e estilos que
trazem melhores resultados, com a tecnologia esse processo pode ser facilmente
personalizado e direcionado para cada público, permanecendo alinhadas ao
direcionamento estratégico das organizações.
Em uma pesquisa feita pela consultoria Global
Market Insights, o mercado internacional de educação corporativa digital
ultrapassou US$ 200 bilhões de investimentos, com expectativas ainda maiores de
crescimento para os próximos anos. Não há dúvidas da importância dessa
estratégia para a capacitação e desenvolvimento dos profissionais – contudo, é
imprescindível que os treinamentos online estejam sempre atrelados a
metodologias assertivas para a educação de adultos.
A pedagogia comumente utilizada em diversas
instituições de ensino não possui técnicas igualmente eficazes à população com
idade superior aos 23 anos, uma vez que são direcionadas prioritariamente a
crianças e adolescentes. Muitos estudos, inclusive, mostram que os adultos necessitam
de métodos particulares para obterem resultados diferenciados – como, por
exemplo, serem colocados no centro do processo de aprendizagem, levando em
consideração suas experiências, cotidiano e a aplicabilidade dos conhecimentos
que serão adquiridos. São essas técnicas que compõem o conceito da andragogia.
Junto a este direcionamento, o uso da tecnologia é
extremamente benéfico. Ferramentas e recursos digitais que viabilizam a
aprendizagem significativa, colaborativa e adaptativa, se tornam valiosos aliados
na aplicação de métodos andragógicos na educação corporativa online. Como
exemplo, muitas plataformas são capazes de identificar os conhecimentos e
experiências prévios de um profissional para, a partir disso, desenvolver uma
trilha de aprendizagem específica para as suas necessidades.
Muito além de contratar apenas com base nas
competências técnicas, garantir a capacitação e treinamento dos colaboradores
se tornou tão importante quanto o funcionamento e destaque do negócio no
mercado. Quanto maior for este investimento, maior a atração e retenção dos
profissionais, assim como a imagem da empresa como marca empregadora.
O lado bom de toda essa tecnologia é que nunca foi
tão acessível manter uma rotina de estudos constante. Existem diversas
ferramentas disponíveis a serem adotadas pelas empresas. Basta que elas se
lembrem de personalizá-las de acordo com os perfis e preferências de cada
público, além de estabelecer metas claras para os resultados esperados. Assim,
todos saem ganhando e aprendendo muito mais.
Letícia Araújo - Mestranda em Tecnologias
Emergentes em Educação e diretora da Treinar Mais, plataforma que facilita a
aplicação e gestão de treinamentos.
Treinar Mais
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